Sabe aquela brincadeira “a NASA precisa estudar isso”? Não é à toa, afinal, os pesquisadores e cientistas desse mundo desconhecem os limites da ciência – se é que existem. Dessa vez eles deram mais um passo em direção à medicina do futuro. Estamos falando do projeto de um laser futurista projetado para diagnosticar astronautas, mesmo em missões fora do planeta.
Como este Laser da NASA funciona
Primeiramente é importante destacar que este projeto está em fase inicial, sendo apenas uma das inovações medicinais pensadas para nossos heróis estelares. E claro que isso não é por acaso, afinal, com a missão Artemis em andamento, em breve teremos homens novamente na Lua. Assim, vamos assegurar que não “teremos um problema, Houston”.
Enquanto não pisamos novamente em nosso satélite, os testes vão ficar por conta dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Recentemente, a astronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, testou o dispositivo durante 48 horas na Expedição 67.
Portanto, os pesquisadores à frente do projeto ainda não sabem a eficácia do dispositivo. Mas a partir dos resultados obtidos com Samantha, a equipe terá mais respostas para avançar na pesquisa.
Mais detalhes do projeto em andamento: o rHEALTH
Sim! Este tal laser tem um nome, rHEALTH ou “Analisador Biomédico de Eletrólito de Mão Reutilizável e Tecnologia de Laboratório para Humanos” é o título desse projeto. Em um comunicado da NASA, Eugene Chan, inventor da unidade, disse:
“Os astronautas podem usar o rHEALTH para realizar um autodiagnóstico completo sem treinamento técnico. Eles só precisam de uma gota de sangue, saliva ou urina para colocar no leitor e em poucos minutos eles têm os resultados de uma série de indicadores cruciais de saúde.”
Isso parece algum tipo de dispositivo que veríamos em Halo ou em alguma das sagas espaciais de Star Trek. Entre os diagnósticos médicos que o dispositivo pode indicar estão: exposição à radiação, coágulos sanguíneos (já houveram na ISS antes), e pedras nos rins.
E embora estejamos pensando ao nível estelar, se olharmos um pouco para a nossa sociedade, veremos a quantidade de ganhos que a nossa medicina também terá.
Afinal, imagina ter um diagnóstico de pedra nos rins apenas com sua saliva? Muitos médicos terão mais recursos também ao seu favor no dia a dia de trabalho.
Fonte: Space
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui