NASA está assustada com o que acontece em nossos oceanos
Sempre em constantes estudos e pesquisas, cientistas da NASA ficam perplexos com resultados que compartilham sobre nossos oceanos, confira.
Já não é grande novidade que o nosso planeta está passando por transformações muito profundas, na maioria das vezes, pela ação sem cuidado dos próprios habitantes. Recentemente, a NASA se mostrou preocupada através dos seus cientistas ao constatarem mudanças significativas nos oceanos.
Muito acima do esperado pela NASA
O que está em questão é um aumento muito expressivo no nível do mar, mesmo parecendo algo de valor baixo (menos de 10 cm), é algo muito grande quando paramos para pensar no volume de água envolvido neste crescimento.
Estamos falando de oceanos, que fazem a maioria do planeta em extensão visível. A NASA apresentou um vídeo explicativo na sexta-feira (16) sobre como esse processo está ocorrendo, basta conferir logo abaixo:
Apesar do vídeo ser feito como uma animação, ele é baseado em imagens que foram criadas por meio de dados reais de marégrafos (instrumentos próprios para estudo das marés). A animação simula o aumento do nível das águas com o observador tendo uma escotilha como parâmetro.
De onde vieram as informações da NASA
Além do instrumento citado anteriormente, estavam envolvidos os outros específicos de altimetria de satélites como: TOPEX/Poseidon, Jason-1, OSTM/Jason-2, Jason-3 e Sentinel-6 Michael Freilich.
O conteúdo do vídeo foi produzido pelo conhecido Estúdio de Visualização Científica da NASA (SVS). Os registros utilizados na demonstração começam em 1993, data em que os satélites começaram a fazer esses registros, até fevereiro de 2022.
A NASA afirma que se trata de uma mudança “sem precedentes nos últimos 2.500 anos ou mais”. Se olharmos precisamente os 9,85 cm de elevação dos mares ficamos um pouco “decepcionados”, mas quando lembramos da quantidade de água disponível dos oceanos, ficamos alarmados, assim como os cientistas da agência.
Maiores problemas para a Terra
Os problemas que essa elevação pode trazer para a Terra e seus habitantes são os mais diversos e, grande parte deles, já estão sendo observados neste exato instante.
O famoso derretimento das calotas polares e a maior absorção do calor pelas águas são as causas mais notáveis. Quem produz isso não é a natureza, mas a ação direta do homem em relação ao ambiente acelerando todo o processo.
É possível listar inúmeros impactos que serão sentidos em breve, se já não estiverem causando seus problemas, podemos destacar os seguintes:
- Aumento de tempestades “fortes”;
- Deslocamento “forçado” de pessoas da costa para o interior;
- Infraestrutura prejudicada ou danificada com o avanço das águas;
- Prejuízos na área de turismo;
- Prejuízos no ramo da pesca;
- Mudanças de navegabilidade.
Com informação: IFLScience.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui