Mesmo com os atrasos do lançamento do foguete Space Launch System (SLS) da missão Artemis I, a NASA está preparando testes para o próximo caminhar na Lua.
NASA: testes de próximos passos na Lua são feitos
Depois de alguns atrasos no lançamento do foguete Space Launch System (SLS), da missão Artemis I — foram três tentativas —, a NASA continua suas pesquisas e testes para a chegada dos astronautas à Lua.
A agência já divulgou que o lançamento — ou pelo menos a tentativa — será em novembro, mas ainda sem tripulação.
Agora, dois testes de campo serão feitos perto de Flagstaff, Arizona, com os astronautas, engenheiros e cientistas para serem praticados possíveis cenários encontrados na Lua. A expectativa está para depois do ano 2025, com o cronograma fluindo como o planejado.
Segundo a NASA, o deserto do Arizona tem características análogas ao ambiente lunar, como o solo irregular, infraestrutura e comunicação mínimas. Isso é muito provavelmente o que a tripulação irá experimentar no Polo Sul da Lua.
O primeiro teste está programado para este mês de outubro e será promovido pela Equipe de Teste de Atividade Extraveicular Conjunta e Programa de Mobilidade de Superfície Humana (JETT) e Estudos de Tecnologia e Pesquisa do Deserto (D-RATS).
As equipes serão responsáveis pelo fornecimento de dados à medida que os pesquisadores vão conduzindo os testes.
Moonwalk: grande passo para a humanidade
Serão quatro caminhadas simuladas que seguem as diretrizes planejadas para Artemis III — a primeira com tripulação em solo lunar.
O foco da missão é ajudar a NASA a entender os requisitos para as características únicas de iluminação na região do Polo Sul lunar.
Este primeiro teste está marcado para 4 e 9 de outubro perto da Cratera SP, que fica a cerca de 65 km ao norte de Flagstaff, Arizona.
Será o teste final da série JETT em 2022, feitos para garantir “operações de superfície bem-sucedidas e desenvolvimento de tecnologia para o Artemis III”.
Os testes ocorrerão à noite, para replicar ainda melhor as condições lunares. Drew Feustel e Zena Cardman serão os astronautas tripulantes para todas às quatro caminhadas lunares.
Além disso, ambos estarão usando trajes espaciais e ferramentas para coleta de amostras.
Ao final de cada dia de testes, as equipes irão se reunir para a análise dos dados coletados. As informações utilizadas serão cruciais para a Artemis III.
A equipe D-RATS enviará Rovers Pressurizados (espécie de carrinho) como teste de futuras missões além da Artemis III.
Serão três missões programadas entre 11 a 22 de outubro no Black Point Lava Flow, perto da cratera SP, no Arizona.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui