NASA premia empresa com contrato milionário por sua tecnologia de construção avançada já pensando na Lua

NASA dá contrato milionário a empresa para desenvolver tecnologia que vai permitir a criação de construções na Lua, rumo a colonização.

A NASA finalmente parece pronta para dar os próximos passos em direção à exploração lunar. Na última semana, a agência finalmente escolheu a empresa ICON para um contrato de US$57.2 milhões, que vai resultar no desenvolvimento de tecnologias para construções de infraestrutura na Lua.

publicidade
Construções na Lua: NASA premia empresa com contrato de $57 milhões por sua tecnologia de construção lunar

Construções na Lua: NASA premia empresa com contrato de $57 milhões por sua tecnologia de construção lunar – Imagem: Reprodução / ICON

NASA escolhe ICON para construções na Lua

A ICON é uma empresa do Texas pioneira no uso de tecnologias avançadas para construção 3D. É possível que você já tenha ouvido falar nela, afinal ela é a primeira empresa a ter entregado uma casa completamente impressa em 3D nos Estados Unidos, em 2018.

A ideia é que a empresa use esse contrato para desenvolver sua tecnologia para construir plataformas de pouso, estradas e até abrigos no nosso satélite natural, e possivelmente em Marte, utilizando matéria-prima encontrada por lá mesmo.

Atualmente, a empresa já usa a impressão de infraestruturas em 3D para construção em massa de casas no México e nos USA. E agora diz estar pronta para levar essa tecnologia ao espaço, por meio de um projeto ambicioso que começou em 2020, o Project Olympus.

publicidade

Para mudar o paradigma de exploração espacial de ‘ir e voltar’ para ‘ir para ficar’, vamos precisar de sistemas robustos, resilientes e amplamente capazes que possam usar os recursos locais da lua e outros corpos planetários“, disse Jason Ballard, o co-fundador e CEO da ICON, em um comunicado no dia 29 de novembro, última terça-feira.

Imagem: Reprodução / ICON

Com o Project Olympus, a ICON vem estudando e desenvolvendo novas maneiras de construir no espaço que utilizem recursos nativos dos locais, diminuindo, por exemplo, o número de viagens necessárias para transporte de matéria-prima.

O que vai acontecer daqui para frente?

A ICON até já tem alguns protótipos, mas agora, com o novo incentivo da NASA, em forma de contrato, a empresa vai ter a oportunidade de amadurecer sua tecnologia e levá-la para o espaço.

Nesse sentido, a empresa afirmou que grande parte desse dinheiro será usado para estudar o solo lunar e como ele se comporta em meio a gravidade da Lua. Nas pesquisas, a ICON pretende usar até amostras reais do satélite que foram trazidas nas missões Apollo.

Outros testes envolvem a observação de como o equipamento da empresa funcionaria na Lua e no final do contrato, Ballard garante algo bem ambicioso, “a primeira construção humana em outro planeta”.

Imagem: Reprodução / ICON

Segundo Niki Werkheiser, responsável pela maturação tecnológica no Space Technology Mission Directorate da NASA, esse tipo de parceria entre a agência e empresas privadas é extremamente necessário para criar as tecnologias que serão usadas em futuras missões espaciais.

Em particular, as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela ICON podem substituir as formas de construção que temos hoje, sendo usadas para proteger os astronautas das condições adversas do espaço.

A empresa até já publicou um vídeo curto simulando o seu Project Olympus, mostrando os passos necessários para a sua execução.

Para saber mais sobre a ICON e seu trabalho, você pode acessar seu site oficial!

Fontes: Space, ICON

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.