NASA refaz planejamento da missão Artemis I e apresenta nova data de lançamento
Após ter abortado a missão de lançamento do Artemis I, NASA retoma o planejamento e pretende lançar foguete ainda esta semana.
O lançamento do Artemis I foi adiado por conta de um problema no motor do foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, siga em inglês). Porém, o novo lançamento já acontecerá neste fim de semana.
Recalculando rota
A Agência espacial dos Estados Unidos está trabalhando para que o primeiro lançamento da missão Artemis ocorra provavelmente neste fim de semana.
O planejamento havia sido calculado para ocorrer na última segunda-feira, 29. Entretanto, devido a problemas em um dos motores do Sistema de Lançamento Espacial, o lançamento teve de ser adiado.
O foguete está estacionado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e o primeiro voo não tripulado poderá acontecer no próximo sábado, dia 03 de setembro.
Em coletiva de imprensa, a NASA quer aproveitar uma janela de duas horas para o lançamento do Artemis I – às 15h17 horário de Brasília.
A previsão do tempo está favorável, porém, com risco de chuvas perto do local. Ventos podem mudar de direção e atrapalhar o lançamento.
O motivo do cancelamento
Segundo a coletiva, as equipes não conseguiram resfriar os quatro motores RS-25. O motor número 3 apresentou temperaturas mais altas do que os outros. Além de terem visto um vazamento de hidrogênio e oxigênio líquidos.
O projeto tem por primeiro objetivo enviar a cápsula Orion até a órbita da Lua e ver como os equipamentos funcionam no limite, por um mês e meio e depois retomar à Terra.
NASA focada na missão Artemis
Não é novidade que a missão Artemis é a nova menina dos olhos da NASA e que também as coisas poderiam sair um pouco fora do previsto nestes primeiros momentos.
O objetivo é de que até 2024 os astronautas tenham dado a primeira volta em torno da órbita da Lua e, em 2025, possam dar um passeio na superfície lunar.
Porém, se os testes não derem certo e colocarem em risco o projeto, a missão pode acabar abortada justamente por conta de recursos.
A missão já ultrapassa os US$ 4 bilhões – apenas a Artemis I. O valor total chega a astronômicos (sem trocadilho) US$ 93 bilhões.
Fora isso, há também a questão de outras agências concorrentes querendo começar uma empreitada no espaço.
Amanhã, 1 de setembro, a NASA pretende fazer uma nova reunião com a equipe de gestores da missão, revisando todos os dados antes do próximo lançamento no sábado.
Para assistir ao vivo, basta entrar no site da NASA TV e esperar pelo lançamento, estimado para às 15h17 no horário de Brasília.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui