Nave Orion da missão Artemis consegue feito HISTÓRICO e vai mais longe que Apollo 13, confira
Cápsula da NASA, Orion - feita para o projeto Artemis -, consegue feito histórico e é a nave a chegar mais longe da Terra.
Mais um feito histórico ocorreu no último sábado, 26: a nave Orion, da NASA, alcançou uma distância maior e mais longe da Terra do que a chegada pela missão Apollo 13.
NASA tem mais um feito histórico com Orion
No último sábado (26), a NASA, por meio da missão Artemis I, bateu mais um recorde: a nave Orion foi a primeira a chegar mais longe da Terra do que qualquer outra cápsula que tenha sido projetada para levar astronautas ao espaço.
Mesmo que sem tripulação, a Orion superou os 400.171 km da Terra, ultrapassando o módulo Odyssey, da missão Apollo 13, também da NASA, o responsável por levar três astronautas a bordo em 1970.
Depois de uma instabilidade na conexão com os cientistas da NASA que estavam em solo, a Orion ficou quase uma hora fora do ar na semana passada. Entretanto, até aquele momento, todo o planejamento feito havia sido cumprido com maestria.
Na sexta (25), novos propulsores foram acionados e por conta disso a cápsula chegou o mais longe possível até agora da Lua – a Orion foi da aproximação máxima de 130 km da superfície, para 64 mil km.
A missão também previa que a nave girasse no sentido contrário ao de sua rotação.
#Artemis update: @NASA_Orion with its European Service Module is now 401 798 km from Earth, breaking the record for farthest distance from our planet by a spacecraft designed to carry humans and return. This record was previously held by #Apollo13 at 248 655 miles/400 171 km. https://t.co/umRk1g2Cty
— ESA (@esa) November 26, 2022
Novos testes ainda mais desafiadores
A nave Orion ficará até a próxima sexta-feira (2) nesta órbita. Novos testes serão desenvolvidos a partir de agora, para ver como a cápsula irá se comportar sendo levada ao limite.
Controles de navegação, comunicação, proteção a radiação e calor e os sistemas de propulsão serão acionados de uma forma extrema, para analisarem e garantirem a segurança dos astronautas que irão voltar à Lua.
Hoje (28) está previsto que a Orion bata o próprio recorde e chegue ainda mais longe do nosso planeta: 432.194 km de distância.
Nesta semana, a nave irá completar mais uma volta ao redor da Lua e realizará manobras para sobrevoar nosso satélite natural, logo depois, retornará para a Terra.
O pouso da cápsula está previsto para o dia 11 de dezembro, no Oceano Pacífico.
Caso ocorra tudo bem, finalmente a NASA terá completado a primeira etapa (de muitas) que ainda estão sendo desenvolvidas. O projeto Artemis tem o ano de 2024 para ser finalizado, porém, isso pode mudar conforme os processos.
No dia 30 de novembro, quarta-feira, a NASA realizará uma nova coletiva de imprensa para apresentar os novos passos da missão até a Orion voltar para casa.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui