Com muito orgulho de sua herança dos nativos norte-americanos, Nicole Aunapu Mann é a primeira mulher indígena a ir ao espaço, conheça um pouco sobre ela.
Nicole Aunapu Mann: de ex-piloto da Marinha a astronauta
Nascida na Califórnia, Nicole Aunapu Mann tem 45 anos e leva muito mais do que expertise sobre aeronáutica: leva o orgulho de sua herança ancestral dos nativos americanos, sendo a primeira mulher indígena a ir ao espaço.
Mann é ex-piloto de testes da Marinha dos Estados Unidos e está dentro da Crew-5, tripulação de astronautas da NASA e de agências internacionais que estão indo para a Estação Espacial Internacional por meio de uma espaçonave da SpaceX.
Em homenagem ao seu povo Wailacki, Mann levou em sua pequena bagagem de apenas 1,3 kg um filtro dos sonhos que ganhou de sua mãe, Vitória, quando era apenas uma criança, para lembrar de sua família – e de sua origem.
Em entrevista à BBC, Nicole Mann afirmou que:
“Será um pedacinho da minha família que levarei ao longo desta jornada”.
Os filtros dos sonhos simbolizam proteção e oferecem justamente o que o nome sugere: que os sonhos sejam apenas sonhos e não pesadelos.
Além de ser a primeira mulher indígena a fazer este feito, Mann também é a comandante da missão que inclui o também norte-americano Josh Cassada, o japonês Koichi Wakata e a russa Anna Kikina.
Legado, trabalho duro e inspiração
É muito provável que os astronautas da Crew-5 fiquem cerca de seis meses na Estação Espacial Internacional e Mann pode ainda ter outro feito muito significativo: participar da próxima chegada à Lua na missão Artemis III.
Mann é uma das astronautas integrantes do Programa Artemis, que pretende, além de outras coisas, levar a primeira pessoa negra à Lua – pode ser que leve a primeira mulher indígena também.
Para a BBC, Mann disse:
“Eu realmente espero que esta missão inspire as crianças indígenas americanas a seguir seus sonhos e perceber que algumas dessas barreiras que existem ou costumavam existir estão sendo derrubadas”.
Antes de se tornar astronauta, Nicole estudou engenharia mecânica na Universidade de Standford e se tornou coronel do Corpo de Fuzileiros, além de pilotar vários aviões de combate.
Além disso, já recebeu seis medalhas de honra por seus serviços às Forças Armadas dos Estados Unidos.
O treinamento para astronautas foi concluído em 2015 por ela, mas esta é a primeira vez que ela vai ao espaço.
Serão realizados vários experimentos com a missão Crew-5 e com a expectativa de descobertas importantes. De um jeito ou de outro, ela já é um nome importante na história humana.
Com informações: BBC.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui