Ícone do site BIT magazine

Nintendo Switch 2 pode ter grande evolução no processador

A NVIDIA sofreu um ataque cibernético de grandes proporções que resultou em vazamentos postados na internet. A tecnologia DLSS pode ter sido vazada em um dos documentos e mais detalhes sobre o novo console Nintendo Switch podem ter sido revelados.

Nos documentos que foram expostos, há várias pastas com o título NVN2, termo técnico para o console da Nintendo. O número 2 é um termo curioso, pois ele indica que é um modelo novo, sem relação com nenhum atual da companhia japonesa.

Imagem: Conceito de como o Switch Pro poderia ser

Segundo essas informações, de acordo com o The Telegraph, a gigante japonesa utilizará a variante T239, já usada pela NVIDIA, que gera menor consumo de energia e geração de calor.

O processador possui suporte para todos os recursos das placas gráficas mais recentes da NVIDIA. Especula-se que a T239 teria algo em torno de 16 GB e memória de 200 GB/s.

Grande salto do Nintendo Switch atual

O vazamento veio de documentos da própria NVIDIA e como já ocorreu antes, podem se confirmar. Quando comparado ao processador Tegra X1 do Nintendo Switch atual, podemos notar a evolução que o Nintendo Switch 2 poderá ter.

Apesar das informações do processador Orin sugerirem que ele possa ser mais próximo do PlayStation 4 Pro do que a versão padrão, é bem provável que a versão seja inferior – do mesmo modo como foi com o Tegra X1 do Switch, que alcança apenas 50% do desempenho total prometido em teoria.

A Nintendo trabalha desde 2019 em uma nova revisão do hardware, que seria para a versão Pro do console. Com o sucesso da versão atual e problemas relacionados à pandemia, o projeto foi adiado para se tornar algo mais poderoso. Com o lançamento do Nintendo Switch OLED, o mais provável é que a versão Pro possa ser descartada para que seja lançado um novo console.

Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, já confirmou que o ciclo de vida do Nintendo Switch está longe do fim, mas parece que ele deixará de ser a estrela principal em 2023. 

O anúncio oficial da Nintendo provavelmente ocorrerá apenas no segundo semestre de 2023, com o lançamento previsto para março de 2024, quanso se completam 7 anos do Switch. Restando ainda dois anos pela frente, só nos resta aguardar novas atualizações e vazamentos.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile