Nova patente do PS5 pode levar fãs a loucura

Nova patente do PS5 pode trazer retrocompatibilidade para o console permitindo jogar jogos de consoles mais antigos da Sony.

Já tem um tempo que vemos por aí rumores, e até mesmo pedidos, de uma implementação de retrocompatibilidade, por parte das Sony, para jogos de consoles mais antigos no PS5. Pois é, a Nova patente do PS5, pode ser tudo que estávamos esperando e até mais.

publicidade
Nova patente do PS5

Imagem: Facebook/ WillOliver

Diferentemente do Xbox Series X, console que tem retrocompatibilidade com jogos do Xbox 360 e do Xbox original, o PS5 só consegue rodar jogos do PS4, além dos feitos pra ele mesmo, é claro, e jogos do PS3 são impossíveis de ser trazidos para o novo console da Sony, que afirma que é um problema com a arquitetura do PS3.

Leia mais:Crise na Sony: entenda porquê empresa continuará fabricando PS4 ao em vez do PS5

Nova patente do PS5 é registrada

O curioso é que uma nova patente foi registrada pela Sony, tendo Mark Cerny, o designer-chefe do PS5, como um de seus inventores. A patente é chamada de “Backward Compatibility Through Use of Spoof Clock and Fine Grain Frequency Control” e foi registrada no USPTO. Conforme avistado pelo usuário @shaunmcilroy no Twitter.

publicidade

https://twitter.com/shaunmcilroy/status/1481360035506761729?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1481360035506761729%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fgamehall.com.br%2Fnova-patente-do-ps5-sugere-que-o-console-recebera-mais-suporte-para-retrocompatibilidade%2F

A nova patente foi registrada no ano passado, mas só veio ser aprovada agora e menciona especificamente à compatibilidade com versões anteriores do console, e parece ser uma solução que permite que o hardware atual do console imite os mais antigos para rodar seus jogos.

Funcionamento da tecnologia

Esta patente não é exatamente uma novidade, outras patentes que mencionam retrocompatibilidade já existem, mas essa é a primeira a mencionar especificamente as frequências alternativas para aplicações.

Basicamente, o console deverá rodar com as frequências de clock do sistema original de cada jogo, fazendo com que o PS5 aceite os jogos antigos.

Então, se for jogar um game de PS2 nele, teoricamente, o console ficará com as frequências de clock do PS2.

Devido à linguagem usada no arquivamento não especificar com clareza ainda não temos certeza da extensão dessa retrocompatibilidade.

Poderiam estar se referindo à atual compatibilidade que existe entre o PS4 e o PS5, ou algo totalmente novo, provavelmente entre o PS5 e o PS1 e PS2, já que, como mencionado acima, a Sony diz ser impossível uma compatibilidade com o PS3 devido a problemas na arquitetura.

Essa referência a hardware mais lento pode significar várias coisas, a Sony pode até buscar uma versão menos poderosa do PS5. E vale lembrar que a Sony está muito atrasada, a Microsoft oferece suporte desde os jogos lançados originalmente no primeiro Xbox

Não dá pra ter certeza se isso chegará aos jogadores, mas esta nova patente condiz com alegações anteriores de que a Sony estaria trabalhando em um novo serviço que permitiria jogar títulos de PlayStation mais antigos no PS5.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.