As pesquisas científicas têm um papel importante em descobertas históricas. Mas desta vez, os pesquisadores decidiram traçar um caminho diferente, recorrendo ao sistema de computação para simular como era o universo há bilhões de anos.
Para ser mais preciso, o foco está direcionado há 13 bilhões de anos de evolução galáctica. Este extenso período pelo qual o universo já passou tem sido recriado por um programa de computador construído pelo Centro de Astrofísica, o Thesan.
Luz no universo foi surgindo gradualmente
O código de simulação escolhido pelos cientistas nesta pesquisa sobre o universo se baseia na atual compreensão sobre a interação entre tempo, espaço e matéria.
Na oportunidade, o astrofísico Rahul Kannan, do Universe Today, declarou que, com as ferramentas e o conhecimento disponíveis hoje, é possível aplicar equações básicas da físicas junto a modelos teóricos para tentar simular o que aconteceu no início do universo.
Atualmente, o Thesan auxilia na observação do período denominado de Idade das Trevas Cósmicas, iniciado a aproximadamente 400 mil anos após o Big Bang e que terminou um bilhão de anos depois.
Neste sentido, Kannan explicou que “as escalas de espaço e tempo são muito grandes, então a única maneira de fazer experimentos é em computadores”.
Na simulação, é possível observar que a iluminação do universo aconteceu gradualmente, à medida que os cosmos se formaram.
No intuito de fomentar ainda mais a pesquisa, o Telescópio Espacial James Webb da NASA tem coletado dados capazes de validar a projeção elaborada pelos pesquisadores – tendo em vista que o telescópio foi projetado para estudar o espaço profundo, sendo capaz de “olhar para trás no tempo”.
A luz do espaço distante tem a possibilidade de levar eras para chegar ao nosso setor da galáxia, bem como às lentes do telescópio, apresentando um breve vislumbre sobre como o universo era no passado.
Aos interessados, a pesquisa completa composta por todas as simulações feitas através do Thesan será divulgada para acesso público até o final deste ano.
Vale pontuar que, determinadas simulações produzidas com o auxílio do sistema foram carregadas no site original do projeto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui