A Netflix acaba de anunciar uma ferramenta que deixará seu algoritmo ainda melhor. A partir de agora a maior plataforma de streaming de filmes e séries do mundo disponibilizará um botão de ‘duplo like’, um botão que tem como ícone dois polegares apontando para cima e irá permitir que os usuários marquem em diferentes níveis o conteúdo assistido.
A nova funcionalidade vem para acrescentar às já existentes opções de marcar o conteúdo com um “gostei” e “não gostei” (um polegar para cima, como sinal positivo, e um polegar para baixo, como sinal negativo, respectivamente). O intuito é que se aprimore as recomendações individuais sobre os títulos presentes na plataforma.
Botão de ‘duplo like’ irá melhorar o algorítimo da Netflix
Segundo a própria diretora de inovação de produtos e experiências da Netflix, Christine Doig-Cardet, isso fará com que o algoritmo da plataforma dê recomendações mais precisas sobre o que os usuários podem se interessar mais.
“A experiência nos mostrou que a classificação vai além de simplesmente gostar ou não. Esse novo jeito para você nos dizer que realmente curtiu algum título proporcionará recomendações ainda mais específicas para o seu perfil”, explicou.
As opções atualmente disponíveis na plataforma para classificar conteúdo, “gostei” ou “não gostei”, foram introduzidas em 2017, substituindo a função de ranqueamento por estrelas. Agora, com o “duplo like”, a Netflix da mais um passo em direção a sua proposta de ajudar os usuários a escolherem o que assistir.
Algumas das outras ferramentas que se alinham com essa proposta são a lista dos 10 conteúdos mais vistos e o “surpreenda-me”, função que escolhe um título baseado no perfil dos usuários.
“Com os novos recursos esperamos acabar com a ‘preguiça’ na hora de escolher os conteúdos (…) Estamos fornecendo cada vez mais mecanismos para devolver controle ao usuário e fazendo com que ele possa adaptar sua experiência ao seu gosto pessoal“, afirmou Christine Doig-Cardet.
Recurso está em teste desde o ano passado
O ‘duplo like’ vem para acrescentar às opções já existentes que se mostraram insuficientes para garantir recomendações de peso. Inicialmente, a ideia era colocar um coraçãozinho como o ícone. Mas, durante os testes, foi notado que os usuários esperavam ver dois “joinhas” em seu lugar, o que acabou entrando no design final.
Os testes foram realizados durante o segundo semestre do ano passado no mundo inteiro, seguidos por entrevistas e pesquisas que comprovaram uma melhora significativa nas recomendações da plataforma para os usuários.
O novo botão, já disponível para usuários por todo o mundo, aparece lado a lado aos botões de “gostei” e “não gostei” nas interfaces da plataforma no Android, iOS, Smart TVs e Web.
E aí? O que acha do novo recurso da Netflix? Como tem sido sua experiência com ele?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui