Ícone do site BIT magazine

Confira a nova mudança que Windows fez no Menu Iniciar

Novo Menu Iniciar Windows 11

Só uma galera escolhida a dedo está podendo testar o novo Menu Iniciar que a Microsoft colocou no Windows 11.

Fonte: Reprodução / Gizmodo

 

O que mudou no Menu Iniciar do Windows 11?

A Microsoft está trabalhando em um novo Menu Iniciar para o Windows 11, que já está sendo testada e traz uma nova forma de organizar os aplicativos em caixas ou pastas.

A princípio, essa atualização parece ter se inspirado nas interfaces de sistemas operacionais móveis, como Android e iOS, onde os apps são agrupados por categorias.

De acordo com o site Windows Latest, o novo Menu Iniciar organiza os aplicativos em categorias como edição de imagem, jogos e mensageiros instantâneos.

Cada uma dessas categorias destaca quatro aplicativos principais, mas há a opção de expandir para ver mais apps dentro do mesmo grupo. Inicialmente, até seis categorias são mostradas na tela, mas é possível acessar outras rolando para baixo.

Além disso, o layout mostra pequenos ícones indicando que há mais aplicativos escondidos. Um clique nesses ícones revela até quatro apps adicionais em cada categoria.

Vale ressaltar que, como essa versão ainda está em fase beta, alguns problemas podem ocorrer, e a equipe do Windows Latest identificou algumas instabilidades durante os testes.

O suporte para Windows 10 vai acabar?

Em junho deste ano, a Microsoft atualizou sua página de suporte para anunciar que o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança a partir de 14 de outubro de 2025.

Com isso, a empresa está incentivando fortemente os usuários a fazerem a migração para o Windows 11 o quanto antes.

Desde seu lançamento em 2015, o Windows 10 se tornou um grande sucesso entre os usuários de PC e ainda mantém uma base significativa de fãs.

Muitos usuários, no entanto, ainda têm receio de migrar para a versão mais recente do sistema operacional.

Atualmente, cerca de 67% dos usuários de PC continuam fiéis ao Windows 10, enquanto apenas 28% já fizeram a transição para o Windows 11 — um número que a Microsoft está tentando aumentar.

Os restantes 5% estão distribuídos entre versões mais antigas do sistema, como Windows XP, Vista, 7, 8 e 8.1, que já não recebem suporte da empresa há algum tempo.

Novo Menu Iniciar do Windows 11 já está liberado?

O novo Menu Iniciar do Windows, que a Microsoft está desenvolvendo para a versão 11, traz de volta um conceito que lembra os Live Tiles, introduzidos no Windows 8.

Naquela época, os usuários podiam redimensionar e agrupar os blocos como quisessem, e essa flexibilidade continuou no Windows 10.

Por enquanto, esse novo design está sendo testado apenas pelos participantes do programa Windows Insider.

Contudo, ainda não se sabe se ele vai aparecer na atualização Windows 11 24H2, que está prevista para o final deste ano.

Além das caixas de aplicativos, a Microsoft está experimentando outras melhorias no Menu Iniciar, como a adição de uma coluna extra na lateral.

Dessa forma, a mudança pode ser especialmente interessante para quem usa telas grandes, ajudando a aproveitar melhor o espaço disponível.

Como atualizar o computador para o Windows 11?

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile