Novo planeta é encontrado; conheça o Proxima D

Com apenas um quarto da massa da Terra, Proxima D é um dos mais leves do conjunto de exoplanetas descobertos até agora.

Um terceiro planeta foi detectado orbitando a estrela Proxima Centauri – a mais próxima do Sistema Solar -, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (10), na revista Astronomy & Astrophysics.  Com apenas um quarto da massa da Terra, Proxima D é um dos mais leves do conjunto de exoplanetas descobertos até agora, que conta com cerca de 5 mil corpos orbitando outras estrelas. 

publicidade

Leia também: Espaçonave Chinesa encontra água na superfície da Lua; Veja os detalhes

A equipe responsável utilizou o telescópio do consórcio europeu European Southern Observatory (ESO), no Chile, para realizar a descoberta do exoplaneta. Ele possui uma densidade menor que 0,1 gramas por centímetro cúbico de volume.

Novo planeta é encontrado ao redor da estrela mais próxima do sistema solar

Imagem: Divulgação

A estrela Proxima Centauri está localizada a quatro anos-luz de distância (equivalente a mais de 125 milhões de vezes a distância da Lua). É muito menor e duas vezes mais fria que o Sol, e pertence à categoria de “anãs vermelhas”. 

publicidade

“A descoberta mostra que a nossa vizinha estelar mais próxima parece estar repleta de novos mundos interessantes, ao alcance de mais estudos e futuras explorações”, explica João Faria, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Portugal) e principal autor do estudo, publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Órbita do Proxima D surpreende

Além disso, a equipe de cientistas estimou que o planeta deve completar sua órbita ao redor da estrela Proxima Centauri, que está a 4 anos luz de distância da Terra, em um prazo de cinco dias.

Foi informado também um ponto positivo: o Proxima D está localizado na zona habitável, onde as temperaturas permitem a possibilidade de se encontrar água.

“Esta conquista é extremamente importante”, disse Pedro Figueira, cientista de instrumentos do Espresso do ESO no Chile. “Isso mostra que a técnica da velocidade radial tem o potencial de revelar uma população de planetas leves, como o nosso, que se espera serem os mais abundantes em nossa galáxia e que podem potencialmente hospedar a vida como a conhecemos.”

Leia também: Crew Dragon: NASA e SpaceX quebram silêncio sobre paraquedas atrasados

Primeiras descobertas da Proxima Centauri

Novo planeta é encontrado ao redor da estrela mais próxima do sistema solar

Reprodução/ESO/Y.Beletsky

A estrela já é conhecida por abrigar outros dois planetas: Proxima B, um planeta com massa comparável à da Terra que orbita a estrela a cada 11 dias e está dentro da zona habitável; e o candidato Proxima C, que faz uma volta em torno da estrela a cada cinco anos.

Proxima B foi descoberto há alguns anos usando o instrumento Harps no telescópio de 3,6 metros do ESO. A descoberta foi confirmada em 2020 quando os cientistas observaram o sistema da estrela com um novo instrumento que tinha maior precisão..

Foi durante essas observações mais recentes que os astrônomos detectaram os primeiros indícios de um sinal correspondente a um objeto com uma órbita de cinco dias. Como o sinal era bem fraco, a equipe teve de realizar observações de acompanhamento com o Espresso para confirmar que era originado por um planeta – e não simplesmente resultado de mudanças na própria estrela.

“Depois de obtermos novas observações, conseguimos confirmar este sinal como um novo candidato a planeta”, disse Faria. “Fiquei entusiasmado com o desafio de detectar um sinal tão pequeno e, ao fazê-lo, descobrir um exoplaneta tão próximo da Terra.”

Leia também: Telescópio Hubble flagra explosão cósmica fora do normal

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.