Foi publicada na última segunda-feira (25), a autorização sanitária para o Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml), um novo produto medicinal à base de maconha. Publicada no D.O.U (Diário Oficial da União) a aprovação veio através da resolução RE 1.298/2022.
Com essa autorização, dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto fabricado no Canadá poderá ser importado e comercializado aqui no Brasil por farmácias e drogarias.
O produto deverá ser dispensado pelo farmacêutico, sob prescrição médica com receita especial do tipo B (cor azul) e a solução será composta por 20 mg/ml de CBD (canabidiol) e 0,2%, ou menos, de THC (tetrahidrocanabinol).
Tanto o canabidiol, quanto o tetraidrocanabinol, são substâncias derivadas da maconha – planta que tem seu cultivo proibido no Brasil com punições graves para quem descumpre essa regra, já que podem ser acusados pelo crime de tráfico de drogas.
15° produto medicinal à base de maconha
Com a adição do Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml), passa para 15 o número de itens na lista de produtos medicinais aprovados pela Anvisa que tem a Cannabis como base.
Dez deles são à base de fitofármaco canabidiol enquanto os outros cinco têm como base extratos de Cannabis sativa.
- Canabidiol Active Pharmaceutical (20 mg/ml)
- Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/ml; 50 mg/ml e 200 mg/ml)
- Canabidiol NuNature (17,18 mg/ml)
- Canabidiol NuNature (34,36 mg/ml)
- Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/ml)
- Canabidiol Verdemed (50 mg/ml)
- Canabidiol Belcher (150 mg/ml)
- Canabidiol Aura Pharma (50 mg/ml)
- Canabidiol Greencare (23,75 mg/ml)
- Canabidiol Verdemed (23,75 mg/ml)
- Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/ml)
- Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/ml)
- Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/mL)
- Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/ml)
- Extrato de Cannabis sativa Ease Labs (79,14 mg/ml)
Utilização e como e onde comprar
Em 2015, saiu o primeiro medicamento à base de maconha e hoje esses remédios são conhecidos principalmente no tratamento de doenças como artrite, epilepsia, esclerose múltipla e até Parkinson.
No Brasil, entretanto, boa parte dos medicamentos à base de canabidiol autorizados pela Anvisa são indicados principalmente para tratar casos de espasmos musculares, mas sua ação analgésica e imunossupressora também tem lhe dado fama no tratamento de AVC, diabetes, câncer, náuseas e até mesmo câncer.
Já no campo terapêutico as soluções podem ser utilizadas no tratamento de distúrbios relacionados à ansiedade, perda de sono e perda de movimento.
Todos os medicamentos à base de cannabis aprovados no país pela Anvisa podem apenas ser comprados através de farmácias e com apresentação da receita especial já mencionada, tipo B com tarja azul, mas em casos especiais o médico ainda tem que assinar uma declaração de responsabilidade.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui