Inteligência artificial (IA) é um tema importante para quem busca se atualizar constantemente sobre as novidades do mundo. Assim, hoje falaremos sobre esta tecnologia, começando com alguns exemplos. Além disso, vamos ver os diferentes tipos e novos apps de inteligência artificial!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se dedica à criação de agentes inteligentes. Ou seja, são sistemas que podem raciocinar, aprender e tomar decisões de forma autônoma.
Entre aplicações de inteligência artificial que podemos ver diariamente, é possível destacar algumas opções. O reconhecimento facial, por exemplo, é um recurso que está se tornando comum em smartphones, câmeras de segurança e outros dispositivos e até mesmo serviços, como bancos.
O tratamento de linguagem natural é a capacidade de um sistema entender e responder à linguagem humana. Este recurso é usado em chatbots, tradutores automáticos e ganhou muito destaque com revelações recentes como o Chat GPT e o Google Bard.
➜ Carros da Huawei ou da Xiaomi: Qual o Melhor?
Esta pode ser uma realidade maior em fábricas, mas a robótica é a área da engenharia que se dedica ao desenvolvimento de robôs. Estes, portanto, são feitos com a capacidade de realizar tarefas de forma autônoma.
Quais são os 4 tipos de inteligência artificial?
Você sabia que não existe apenas um tipo de IA? Pois, é, e abaixo, destacamos quatro tipos de inteligência artificial. Elas, aliás, estão relacionadas a campos de pesquisas que ainda estão se desenvolvendo:
- Máquinas reativas: estes sistemas são capazes de tomar decisões com base nas informações do presente. Assim, alguns exemplos incluem sistemas de controle de tráfego aéreo e sistemas de defesa antimísseis;
- Memória limitada: os sistemas de memória limitada podem acessar e processar informações do passado. Essa tecnologia está presente em sistemas de recomendação de produtos e serviços e sistemas de diagnóstico médico;
- Teoria da mente: aqui, falamos dos sistemas que estão nos holofotes, e são capazes de entender e responder aos pensamentos e sentimentos de outros agentes. Ou seja, os chatbots ou sistemas de assistência virtual;
- Autoconsciente: muitos gostam de teorizar sobre estes sistemas que, como o nome indica, são conscientes de si mesmos e de seu ambiente. Ainda, não existem exemplos da existência dessa tecnologia, mas é um campo de pesquisa ativo.
Quais são os novos apps de inteligência artificial?
A inteligência artificial está sendo cada vez mais usada em uma ampla gama de aplicativos e devem continuar aparecendo. Alguns exemplos incluem:
- Cuidados de saúde: neste campo, há o auxílio da IA no desenvolvimento de novos tratamentos e diagnósticos médicos, bem como para melhorar a eficiência dos sistemas de saúde;
- Educação: sem dúvida, a educação também se beneficia da IA, de modo que ela ajuda na criação de novos métodos de ensino e aprendizagem. Mais do que isso, ela também auxilia na personalização do aprendizado para cada aluno;
- Logística: entrega para lá, pacotes para cá, e sim, a inteligência artificial, está ajudando a melhorar a eficiência das cadeias de suprimentos, assim, como na automatização de tarefas de logística;
- Transporte: hoje a IA também é capaz de ajudar a desenvolver novas tecnologias, assim como carros autônomos, ou proporcionando melhorias para a segurança dos transportes.
➜ Melhores ar condicionado portátil 2023 2024: saiba qual comprar.
Por fim, vimos como os novos apps de inteligência artificial não são necessariamente aplicativos para o seu celular. Mas como ela está sendo aplicada em diferentes situações, que geram maior comodidade, precisão e facilidade, em termos de experiência de usuário.
Além disso, a Inteligência Artificial, transcende os apps, se estabelecendo como uma tecnologia poderosa que tem o potencial de transformar a forma como vivemos!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui