Uma cliente do Nubank foi salva pelo banco antes de cair no esquema do golpe do Robô do PIX, que ganhou repercussão nos últimos dias no país.
Leia mais: Rede Globo faz PIX por engano e tem prejuízo absurdo
Tudo começou após a fala do boxeador Popó após lutar com Whindersson Nunes. Ele elogiou o produto em suas redes sociais, dizendo ser uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.
Dias após a fala do Popó em seu perfil, ele acabou participando do Flow Podcast, onde contou que recebeu R$ 100 mil como pagamento pela propaganda. Ao ser alertado pelo iminente golpe, ele devolveu o dinheiro para a empresa e contou sobre isso.
Nubank age rápido e salva cliente de cair no golpe
Após o ocorrido, a comunidade de investidores brasileiros entrou em alerta para o novo golpe que está sendo aplicado no país e contando até com a ajuda de influencers para isso.
Popó se arrependeu da divulgação e confessou ter devolvido o dinheiro. Mesmo assim, muitos outros influenciadores estão divulgando este produto suspeito, que tem características de esquema de pirâmide.
Mas uma internauta que chegou a fazer a aquisição do Robô do PIX pediu o estorno do valor em menos de 24 horas após depositar, enviando mensagem para o mesmo número de telefone e acabou sendo maltratada pelo atendente. Ela ainda se questionou como foi cair no golpe, que está nítido que é uma cilada.
o tal do robô do pix kkkkkk como que fui lesada em cair nessa? “solicitei o reembolso/estorno no mesmo dia, e eles não me retornaram em nada, e o número era o mesmo que estava no site que vc adquiri” dps disso me bloquearam #robôdopix cuidado! pic.twitter.com/ZMaog9BJ2Q
— Brenda (@itseugeniag) January 5, 2022
Após divulgar o caso, a internauta declarou que não foi lesada devido ao Nubank ter lhe ajudado a resolver o problema. Pelo Twitter, o perfil do banco se colocou a disposição dela.
Leia também: Banco Central solta alerta após vazamento de mais de 2 mil chaves Pix
Robô do Pix é anunciado através do Google Adsense
Além do uso de influenciadores para captar clientes, o Robô do PIX é facilmente encontrado em buscas pelo Google, que promovem o produto.
Em todos eles, fica claro que a promessa é de que jovens podem ganhar dinheiro de forma automatizada, como se o robô fosse uma impressora de dinheiro.
Em uma das “ofertas relâmpago”, o anúncio informa que o custo de adesão ao sistema é de R$127,00, com a possibilidade de ganhar sorteios de PIX.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, é alvo de golpes pela internet.
Em pouco mais de um ano desde sua criação, o sistema já foi usado até em esquemas de pirâmide, levando o Bacen a emitir um alerta público sobre o caso.
Leia também: Golpe do Motoboy: Vítima toma celular de bandido e escapa de crime bancário
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui