A Anatel está trabalhando na implementação do 5G no Brasil. Saiba algumas curiosidades, dispositivos disponíveis e homologados com a tecnologia pela agência no país.
Tecnologia e rapidez
Desde que os rumores da implementação do 5G começaram a circular no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a fazer pesquisas mais sérias sobre o assunto.
Segundo a própria Agência, a tecnologia dá acesso a altas transmissão de dados por uma latência mais baixa (tempo de resposta) e também oferece outras possibilidades, ainda a serem investigadas.
Pelas análises feitas, o 5G trará mudanças e novidades conforme o uso da tecnologia. Assim como o 4G trouxe novos modelos de negócios e o uso massivo dos aplicativos e redes sociais.
Segundo a Anatel, “A tecnologia 5G promete massificar e diversificar a Internet das Coisas (IoT) em setores como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes, automação industrial e agrícola – entre tantos outros”
Além disso, é esperado que as implementações melhorem ainda mais o desenvolvimento de novas redes e amplifiquem outros setores da economia e beneficiem a sociedade.
Três modos de uso:
- Banda Larga Móvel Avançada: focada em altas velocidades de download e upload, para as novas necessidades do usuário convencional;
- Controle de Missão Crítica: focada em prover conexão com baixíssima latência e altíssima confiabilidade, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros como carros autônomos, cirurgias remotas, controle remoto de maquinário industrial; e
- Massificar a Internet das Coisas: focada em atender uma grande quantidade de dispositivos IoT, com alta cobertura e baixo consumo de bateria, levando a Internet das Coisas a um novo patamar de atendimento.
Há algumas expectativas de melhoras em relação ao 4G, como o aumento de dispositivos conectados em uma determinada área e a eficiência energética, tendo a sustentabilidade como objetivo.
Dispositivos 5G certificados
A tecnologia 5G tem a característica de ser flexível e se adaptar conforme o dispositivo usado. O network slicing ou “fatiamento da rede” – processo em que as características da rede podem ser adaptadas segundo a necessidade.
Entretanto, existem padrões a serem seguidos para que a tecnologia funcione como deve ser. Alguns dispositivos já estão homologados e disponíveis para que a tecnologia 5G seja usada. São eles:
iPhone:
- iPhone 13
- iPhone 13 Mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 Mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone SE 2022
Xiaomi:
- Xiaomi Mi 10T
- Xiaomi Mi 10T Pro
- Xiaomi Mi 11
- Redmi Note 10
Será o que o seu dispositivo já tem acesso ao 5G? Confira a lista completa de dispositivos clicando na página da Anatel.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui