BeReal se tornou um fenômeno nas últimas semanas, e não é para menos, qualquer app que rivalize com o TikTok merece atenção. Mas com uma proposta de compartilhar exatamente onde você está, em um espaço de 2 minutos pode trazer risco? Se você desconfia disso, então, precisa ver os termos que te fizeram aceitar!
As permissões que o BeReal tem sobres suas informações
Se você não conhece o BeReal, saiba que se trata de uma rede social muito interativa e espontânea. Desse modo, a sua proposta é correr do mundo dos filtros e fotos perfeitas que o Instagram, principalmente, propõe. Além disso, o usuário não controla a hora que vai postar as fotos, mas sim o app.
Como o LifeHacker destacou, os termos de aceitos pelo usuário do BeReal são compactos, facilitando a sua leitura em todos os pontos. Contudo, separamos aqui, as questões que realmente podem importar para você, por exemplo: o aplicativo, assim como seus usuários, têm uma licença de 30 anos para compartilhar as suas imagens.
Veja algumas das coisas que o aplicativo pode fazer legalmente com você
O fato de compartilhar sua localização e o que está fazendo em tempo real, pode apresentar certo risco. Mas isso pode ser amplificado pelo compartilhamento da sua localização. De todo modo, não é uma recomendação do que não fazer, são apenas pontos que podem ajudar pessoas que buscam se sentir mais protegidas.
Para facilitar a sua visualização, abaixo tem uma lista com algumas das autorizações que o BeReal tem sobre os seus usuários:
- Ele pode coletar o endereço IP do seu smartphone;
- Interação com os amigos: o app registra solicitações de amigos, com quem você mais interage, e os seus comentários sobre BeReal;
- O aplicativo também rastreia a data em que você se inscreveu, como o primeiro uso. Ele armazena também a hora em que você publica, usa o RealMoji e até seus posts atrasados;
- Um ponto muito importante é referente à localização, pois quando você aceita compartilhá-la, o BeReal pode usar até mesmo quando estiver fechado;
- O app também coleta “cookies” e aceitar este compartilhamento é fundamental para você poder usá-lo.
Esses são alguns dos inúmeros termos que o serviço possui em seu contrato, por outro lado, podem ser preocupantes para quem gosta de sua privacidade. Além disso, segundo a empresa, ela não vende os dados armazenados para terceiros – com exceção de “alguns casos”.
Com informações: LifeHacker
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui