O caminho mais fácil: Minecraft pode destruir computador de trapaceiros em busca de vantagens
O Minecraft tem potencial para explodir o seu computador? Não é para tanto, mas você pode estar em risco se faz isso aqui:
Não é através de um creeper, mas pode ser muito mais devastador do que ter a sua casa no Minecraft pulverizada. Trata-se de uma malware que se espalhou e se espalha através do jogo, dá para acreditar nisso? Se você acha que o perigo está apenas nos spams e e-mails, pode pegar a sua espada de diamante e se preparar para o ataque.
A armadilha atrás de um jogo inofensivo
O Minecraft é considerado, por muitos, um jogo de criança ou muito sem graça devido à proposta de ser um jogo pixelizado. Por outro lado, quem conhece o jogo da Mojang Studios, sabe que ele teve e ainda tem uma forte comunidade.
Além disso, inúmeros desenvolvedores aproveitaram o boom do jogo na última década para ganhar dinheiro. Assim, produtos como ferramentas e acessórios, pacotes de mods entre os mais diversos itens, eram ou ainda são comercializados.
Então, com milhões de pessoas atraídas pelo título, muitas se envolvem com o ecossistema e com o comércio. Resumindo, em busca de facilidades, status ou simplesmente por gostarem, muitos usuários optam por investir dinheiro em ferramentas ou roupas melhores. É exatamente neste ponto que os criminosos entram e fazem uma bagunça.
A porta de entrada através do Minecraft e outros jogos
Os responsáveis por descobrirem que o Minecraft estava transmitindo malwares, foram os pesquisadores de segurança da Kaspersky, como menciona a Bleepingcomputer.
Os resultados que eles apresentaram eram referentes a julho de 2021 ao mesmo mês de 2022. Outros jogos que apareceram com alto índice de softwares maliciosos foram o FIFA, Far Cry e Call of Duty.
Importante se atentar aqui, pois o malware não vem de dentro do jogo, como se alguém mandasse do inventário dele para o seu. Na verdade, a maioria é adquirida a partir de negligência dos jogadores, que buscam muitas vezes meios paralelos de adquirir itens de raridade elevada.
Muitas vítimas são apenas crianças, que não conseguem resistir após ver um vídeo e fazem o download em qualquer site pirata sem tomar cuidado. Desse modo, muitas dessas lojas paralelas, pastas em drives ou sites de arquivos em nuvem, são ambientes agradáveis para ataques de hackers.
O Minecraft também ficou entre o jogo mobile com maior número de malware atrelado ao título. Após ele vem GTA, PUBG, Roblox e FIFA. Isso serve como mais um aviso para evitar meios paralelos, principalmente se forem para adquirir um item pago de graça.
Opte sempre pelas lojas oficiais, afinal, muitos jogos costumam ter regras que punem jogadores com essa atitude.
Fonte: Bleepingcomputer, Digital Trends
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui