O fim de 2022 não passará despercebido e guarda muitos fenômenos astronômicos para fechar o ano com chave de ouro. A principal atividade é a chuva de meteoros Geminídeos, mas há outras atividades, veja o que poderá ser observado e quando.
Acontecimentos astronômicos do céu de dezembro
O fim do ano guarda algumas possibilidades interessantes de observação astronômica – mas não se engane, 2023 também estará recheado de novidades no céu. Antes de 2023 chegar, 22 ainda guarda duas chuvas de meteoros.
Além disso, em dezembro também haverá uma lua cheia conhecida como Lua Fria, chamada assim por conta do solstício de inverno no hemisfério norte.
O auge desta lua será entre os dias 7 e 8 de dezembro, aproximadamente à 1h da manhã do horário de Brasília.
No dia 8 de dezembro, haverá uma oposição entre Marte, que ficará entre o Sol e a Terra. Este fenômeno causará a máxima visibilidade do planeta vermelho. Segundo a NASA, Marte estará a 62 milhões de km e será visível durante toda a noite, basta olhar a direção norte do céu.
Entre os dias 13 e 14, ocorrerá a chuva de meteoros mais proeminente do ano, segundo a American Meteor Society (AMS): a Geminídeas. Entre os fenômenos astronômicos, esse tende a ser muito luminoso e colorido, mas sua visualização é melhor no hemisfério norte.
O verão está chegando para nós
Um dos momentos mais esperados no hemisfério sul é a chegada do verão, que este ano será no dia 21 de dezembro, às 0h48 do horário de Brasília. Este momento também marca o solstício de inverno no hemisfério norte.
Assim, um hemisfério acaba recebendo mais luz do Sol do que o outro. Isso muda no equinócio, quando ambos os hemisférios ficam “equalizados” – um na primavera e outro no outono.
No inverno, a parte norte tende a ter os dias mais curtos e as noites mais longas. Na parte sul, no verão, os dias são mais longos e as noites mais curtas.
Em dezembro, também, Mercúrio terá seu alongamento máximo com 20,1 graus em relação ao Sol.
O primeiro planeta do nosso Sistema Solar estará no seu ponto mais alto durante o pôr do sol do dia 21 de dezembro.
E para fechar o ano, entre os dias 21 e 22 de dezembro com um dos fenômenos espaciais mais lindos, haverá a chuva de meteoros Ursídeos. Chuva um pouco “menor” que a Geminídeas, com apenas de 5 a 10 meteoros por hora em seu pico.
Com informações: NatGeo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui