O futuro da internet é livre apenas com aplicativos descentralizados? Entenda a conexão dos assuntos
Hoje, vivemos a evolução da internet, por exemplo, mas como os aplicativos descentralizados nos mostram o futuro dessa tecnologia?
Se há uma coisa que não podemos mudar na natureza é que ela está em constante mudança. Em decorrência desta espécie de lei universal, as criações humanas também não são muito diferentes. Hoje, vivemos a evolução da internet, por exemplo, mas como os aplicativos descentralizados nos mostram o futuro dessa tecnologia?
Os aplicativos descentralizados hoje
Desde o surgimento do Bitcoin, o blockchain mostrou novas possibilidades, inclusive, a criação de uma web descentralizada. Com isso, o avanço dos aplicativos descentralizados também foi crescendo naturalmente. Afinal, eles são voltados para a WEB 3.0, que promete ser um novo momento para internet, em que os usuários serão verdadeiros donos de seus dados.
A descentralização pode contribuir amplamente na questão de segurança, mas também oferece outras vantagens, como mais privacidade. Estes aplicativos ainda estão começando a se popularizar, mas podem dar um sinal do que veremos daqui a alguns anos.
A WEB 3.0, a nova fase prevista da internet, é baseada em blockchain, além de ser um ambiente perfeito para o desenvolvimento da web descentralizada. Outro ponto a se avaliar é que esta tecnologia está ganhando força mais rápido do que nunca, como aponta o HackRead.
É esta web que consegue dar suporte aos aplicativos descentralizados (dApps). Isso é possível por meio dos difundidos “contratos inteligentes”. Até o momento, a Ethereum tem a principal plataforma que suporta a Web3.
Mais detalhes acerca da WEB 3.0
Também conhecida como Web3, esta é a terceira geração da World Wide Web. A internet em si, continuará da mesma maneira, praticamente. O que muda de fato é o suporte para a interação com o mundo descentralizado. Isso vai permitir aos desenvolvedores de dApps agir com mais naturalidade e liberdade.
O que possibilita a descentralização da Web3? Bem, os próprios usuários. Afinal, ao invés de ter uma rede centralizada em alguns servidores por uma empresa, ela se forma por um conglomerado de computadores espalhados pelo mundo. Isso aumenta a proteção, ou possibilita coisas como driblar a censura de um governo.
Por fim, a descentralização é um vislumbre do que Satoshi Nakamoto (o criador do Bitcoin), possibilitou ao mundo quando apresentou sua tecnologia. A Web3, assim como os aplicativos descentralizados, visam diluir o controle ou autoridade de grandes empresas, mas isso será realmente possível nos próximos anos?
Com informações: HackRead
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui