Na última quinta-feira, dia 6 de outubro, a Samsung subiu ao palco do Tech Day 2022, evento onde empresas anunciam as tecnologias nas quais estão trabalhando para os próximos anos, e anunciou o desenvolvimento das memórias GDDR7, a próxima geração de memórias para aplicações gráficas.
Samsung anuncia novidades para o setor de tecnologia
Essa não é a primeira vez que a sul-coreana fala no desenvolvimento da GDDR7. No Tech Day do ano passado, a empresa já tinha informado seus planos em relação às novas memórias, só que agora eles vêm com melhorias.
Durante o Tech Day realizado em novembro de 2021, a empresa havia citado que a largura de banda da memória seria de 32 Gbps, mas agora ela subiu essa especificação para 36 Gbps, um ganho de 12.5% em relação às projeções.
Além da memória GDDR7, a Samsung também comentou estar trabalhando na DRAM DDR5 de 32 GB, LPDDR5X de 8.5 Gbps. Fora as projeções, sua DRAM de 10nm de quinta geração deve começar a ser produzida em massa a partir do próximo ano.
A sul-coreana ainda prometeu que suas tecnologias trariam melhorias significativas em diversos setores, incluindo o de data center, jogos, mobile e até o mercado automotivo.
Memórias GDDR7
Voltando para as memórias GDDR7. Ela representa um salto em performance significante em relação às memórias GDDR6X, presentes na nova RTX 4090. Pelos cálculos da empresa, o salto de qualidade deve ser próximo aos 70% de uma memória para a outra.
O GDDR7 será a memória com a maior largura de banda já feita, podendo usar o barramento de 384 bits e atingindo velocidades de transferência de 1,7 TB/s. Já o GDDR6X fica em torno de 1 TB/s, esse aumento de 0,7 TB/s representa um ganho absurdo na velocidade de comunicação entre as placas de vídeo e os processadores.
Até o momento, esses foram os únicos detalhes que a empresa compartilhou sobre suas novas memórias GDDR7, mas em breve deveremos receber mais informações sobre suas especificações e, possivelmente, um cronograma para o seu lançamento.
É difícil dizer qual o ganho real que as placas de vídeo e outros produtos com a tecnologia vão ter, já que o desempenho total é influenciado por diversos outros fatores.
Com informação: Tweaktown, Samsung.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui