Uma startup dos Estados Unidos revelou que está projetando um veículo elétrico que pode se tornar o primeiro modelo de carro voador da história – de verdade!
Primeiro carro voador ‘de verdade’ parece estar próximo a chegar
Em um evento feito na Draper University em San Mateo, na Califórnia, a startup Alef anunciou que está desenvolvendo um novo carro elétrico que promete ser o primeiro a “levantar voo”.
A empresa revelou que o veículo ainda está em desenvolvimento e se chama Modelo A. O automóvel promete ser elegante e, caso dê certo, conseguirá voar de forma surpreendentemente considerável.
A Alef não é a primeira empresa que está desenvolvendo carros voadores, a AirCar e a Pal-V também fazem parte deste nicho.
Jim Dukhovny, executivo-chefe e cofundador da Alef, afirmou que, em sua opinião, a maioria dos outros projetos de carros não são essencialmente ‘voadores’.
Dukhovny disse à BBC:
“Um carro voador tem que ser um carro, o que significa que pode dirigir em uma rua normal, estacionar em uma vaga normal. E também deve ter decolagem vertical. Se você precisa de um aeroporto para decolar, que problema você está resolvendo? E por que este é um carro voador?”
O Modelo A promete ser um pouco mais “evoluído” que os outros protótipos que estão sendo desenvolvidos em outros lugares.
De volta para o futuro
O modelo proposto pela Alef tem uma malha feita para que o ar passe por oito hélices dentro da estrutura de sustentação.
Entretanto, voar com o modelo sem a ajuda de asas exigiria quantidades absurdas de energia. Para solucionar isso, a Alef sugere que o carro se transforme em um biplano.
A decolagem será vertical e o carro ‘vira de lado’ e o cockpit do carro gira para que o motorista fique de frente. A empresa fez um vídeo explicando como isso irá funcionar.
Essa pode ser uma inovação e tanto, mas será que é prática?
Professor Steve Wright, da Universidade do Oeste da Inglaterra, disse à BBC:
“O design está no limite do que a física e a tecnologia podem fazer, que é onde você esperaria que estivesse”
A Alef afirma que está desenvolvendo testes desde 2018 e já conseguiu “voos em escala” e já possui protótipos capazes de voar verticalmente.
De acordo com Wright, ter um carro voador seria parecido como alugar um táxi, já que ‘estradas’ com este tipo de modelo ainda precisam ser projetadas.
Bem que seria interessante andar de DeLorean como em “De Volta Para o Futuro”, certo?!
Com informações: BBC.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui