O Google está investindo pesado no Google Search, o buscador de internet da empresa que é considerado um dos mais poderosos do mundo. Agora, para aumentar a precisão e qualidade das informações disponíveis na ferramenta, o Google está pagando o Wikimedia Foundation por informações.
O Google Search vai mudar a partir de agora?
Atualmente, o Google já utiliza as informações vindas da Wikimedia em seus serviços. Se você usa o buscador da empresa, com certeza já viu um resultado de alguma pesquisa apontando para a Wikipedia, por exemplo, como um dos primeiros resultados.
Segundo as informações do The Verge, a única coisa que sabemos até agora sobre os resultados da parceria financeira com serviço Wikimedia Enterprise por parte do Google é que a gigante dos anúncios pretende aprofundar sua integração com o Wikimedia Foundation. Como isso vai acontecer, continua sendo um mistério.
Google pagando por informações?
O Wikimedia Foundation é uma fundação sem fins lucrativos cujo objetivo é espalhar informação gratuitamente. Seu projeto mais conhecido é a Wikipedia, a aclamada “enciclopédia livre”, mas também podemos citar a Wikimedia Commons, um repositório colaborativo de arquivos de mídia no domínio público.
Com a notícia, o Google passa a ser um dos primeiros a pagar pelo Wikimedia Enterprise, serviço empresarial da Wikimedia Foundation lançado no ano passado, que permite e disponibiliza para os assinantes uma maneira mais prática de acessar as informações fornecidas pela companhia.
A facilitação é feita por APIs (interfaces de programação de aplicativos) que permitem que os clientes requisitem informações customizadas diretamente para os servidores da Fundação.
Essas APIs oferecem a busca de informações em escalas surreais e geralmente são bem mais eficientes do que as encontradas de graça na internet (que geralmente funcionam fazendo leitura das informações disponíveis diretamente nas páginas da Wikipedia).
A grande vantagem do serviço é que ele permite que estas informações sejam atualizadas à medida que o conteúdo original muda. Desta maneira, seus clientes não arriscam utilizar informações desatualizadas em suas aplicações.
Embora o Enterprise seja pago, a Wikimedia Foundation já havia comentado que não espera ter grandes lucros com ele. Seu objetivo principal com o serviço parece ser o de evitar que informações desatualizadas permaneçam por muito tempo na internet.
Você acha que o Google vai mudar a maneira como seu buscador trabalha por causa do Wikimedia Enterprise? Comenta aí sua opinião!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui