27 de setembro marca os 24 anos de uma das empresas mais famosas do mundo: a Google. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades (e gafes) desta gigante que faz, sem dúvida, parte do seu dia a dia!
Vamos elucidar, a data de aniversário da Google é um tanto confusa: a própria empresa já admitiu que celebra em 4 datas diferentes: 7, 8, 26 e 27 de setembro.
Oficialmente, a Google passou a celebrar seu aniversário no dia 27 de setembro em 2002. Na Wikipedia, porém, a data de fundação da empresa é 9 de setembro de 1998.
De qualquer jeito, uns dias a mais ou a menos, vamos às curiosidades e gafes da Google:
A Google nasceu em uma garagem
Como diversas outras empresas que nasceram no Vale do Silício, a Google nasceu em uma garagem. Mais precisamente a garagem de Susan Wojcicki, amiga de Larry Page e Sergey Brin (os fundadores da Google).
Posteriormente, os amigos contrataram Susan, e ela se deu bem: desde 2014, ela é a CEO do YouTube, e um dos nomes mais importantes da indústria de tecnologia. Conheça a garagem que foi a primeira sede da Google no vídeo abaixo:
O site mais acessado do mundo
Isso talvez não seja uma surpresa, mas o Google é o site mais acessado do mundo. São mais de 90 bilhões de acessos mensais. Só no Brasil, a média de acessos é 1,5 bilhão/mês.
Curiosamente, o segundo site mais acessado do mundo também pertence ao Google. Estamos falando do YouTube. De fato, no Brasil, o maior portal de vídeos da internet costuma ter mais acesso que o site de pesquisa. No mundo, a média de acessos mensais do YouTube fica na casa das 35 bilhões.
Produtos da Google que não deram certo
Apesar desse sucesso todo, a empresa também comete suas gafes. A empresa é famosa por “desistir” de alguns produtos e serviços que não deram certo. Existe até mesmo um site chamado Killed By Google que lista as falhas da empresa.
Um dos “fails” mais famosos é o óculos de realidade aumentada Google Glass, que nem chegou a ser lançado comercialmente, uma vez que levantou muitas questões sobre a privacidade dos usuários.
Além de serviços como o Reader (agregador de notícias), o YouTube Go (produções originais da plataforma) e o Play Music (player de música e podcasts).
Números impressionantes
Como empresa gigante que é, a Google emprega milhares de pessoas ao redor do mundo. E, claro, gera bilhões de dólares em receita com sua plataforma de anúncios no Ads.
Ela emprega quase 140 mil pessoas ao redor do mundo. Embora muitos desses funcionários trabalhem em home office, a companhia tem mais de 70 escritórios espalhados pelo globo (2 deles ficam aqui no Brasil: um em São Paulo, outro em Belo Horizonte).
O valor de mercado do Googlé é de mais de US$ 800 bilhões de dólares (segunda empresa mais valiosa do mundo, atrás apenas da Apple, cujo valor está quase na casa dos US$ 950 bilhões).
As cabras da Google
Em 2009, a Google anunciou uma medida sustentável um tanto quanto curiosa: a empresa substituiu os cortadores de grama por 200 cabras, que ficavam livres para pastar nos jardins da sede da empresa, em Mountain View.
Dan Hoffman, que na época era o gerente de serviços internos da companhia, justifica a escolha pitoresca:
“O custo é quase o mesmo, e as cabras são bem mais bonitinhas que máquinas de cortar grama. Além disso, elas são bem menos barulhentas e não poluem o ar”.
Cheats para usar na página de busca
Ao longo dos anos, os desenvolvedores que cuidam da página de buscas esconderam diversos “easter eggs” e piadinhas. E muitas delas funcionam até hoje!
Experimente: abra a página do Google, digite askew e pressione enter para visualizar a página meio torta. Outros comandos divertidos são do a barrel roll para ver a página de resultados girar e cara ou coroa para lançar uma moeda.
Por que Google?
A gente vê a marca da Google todo santo dia em nossos computadores e celulares, mas você já parou para pensar por que o nome do buscador é esse?
Existe a curiosidade de que goggle é óculos em inglês. Porém, o termo “Googol” significa o número 1 seguido por 100 zeros. A ideia por trás desse conceito é que o buscador atua como um organizador de informações.
De fato, sempre que você faz uma pesquisa, pode ver os “Os” do logo se multiplicando, conforme o número de páginas de resultado. Isso faz alusão ao conceito original do nome (reza a lenda, foi registrado como Google por um erro digitação).
Esperamos que você tenha gostado dessas 7 curiosidades sobre a Google. No mais, parabéns à empresa, e que ela continue facilitando nossa vida com seu buscador, seu sistema operacional, seu navegador de internet e tantos outros serviços que a gente usa todos os dias!
Com informações: Wikipedia, BBC
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui