Aparentemente, não será dessa vez que o Instagram voltará a ser uma rede social só de imagens assim como foi criado. Nem o clã Kardashian/Jenner está satisfeito com a plataforma.
Nesta semana, uma publicação que continha um abaixo assinado online com mais de 100 mil assinaturas pedia que o Instagram voltasse a ser o que já foi um dia: uma rede social somente com fotos.
O negócio ficou tão sério que às duas maiores contas da plataforma também postaram o abaixo assinado nos stories.
Estamos falando de ninguém mais que Kim Kardashian (a pessoa mais seguida do mundo no Instagram) e sua irmã Kylie Jenner (a segunda pessoa mais seguida do mundo no Instagram).
Claro, se a realeza das influencers mundiais clamou por uma mudança na rede social, algum responsável por ela tinha que se pronunciar.
Logo, Adam Mosseri, CEO e líder de marca do Instagram, lançou um vídeo em suas plataformas explicando porque o Instagram continuará a ser cada vez mais uma rede social voltada para vídeos.
“Eu preciso ser honesto. Acredito que cada vez mais o Instagram se tornará mais do vídeo ao longo do tempo”
Mesmo assim, o chefe da rede social afirmou que as fotos irão continuar a coexistir com os vídeos, entretanto, que o aparecimento delas irá depender do comportamento do usuário.
Mosseri ainda afirmou: “O compartilhamento e a visualização de vídeos estão crescendo e teremos que nos apoiar nessa mudança”.
Transformar cada vez mais o Instagram em uma plataforma recheada de vídeos faz parte de uma grande mudança que a Meta (empresa dona da rede social) está fazendo em várias de suas ‘franquias’.
Kylie Jenner se junta a milhares de usuarios a solicitar que o Instagram PARE de tentar ser o TikTok:
“Faça o Instagram ser o Instagram novamente. (Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos dos meus amigos)” pic.twitter.com/mnOmEhTIau
— POPTime (@siteptbr) July 25, 2022
Instagram não imita, mas segue tendências
Recentemente, o Instagram transformou todos os vídeos da plataforma em Reels. Curiosamente (ou não) este é o mesmo formato dos vídeos que circulam na “rede social vizinha”: o TikTok.
Há boatos que o engajamento cai, caso a pessoa publique vídeos do TikTok e mais, se mencionar a rede social rival, o alcance também pode cair. O mesmo vale no TikTok para a “outra rede social”.
Entretanto, mesmo brigando pelo pódio da mídia social mais acessada, ambas continuam usando estratégias de vídeo para buscar mais usuários.
Com a mudança do Reels, Mark Zuckerberg, chefão da Meta e dono do Instagram, quer que vídeos antigos também se popularizem e tentem confrontar a hegemonia atual do TikTok.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui