O plástico que você joga no mar pode ter efeito prejudicial diretamente na sua saúde. O Tribunal Verde Nacional da Índia se empenhou na criação de um comitê com o propósito de orientar sobre a realização de um estudo capaz de prever como a poluição pode levar à intoxicação alimentar. A hipótese será baseada na ameaça do microplástico ao meio ambiente.
Neste sentido, a bancada é liderada pelo presidente da NGT, o juiz AK Goel, que mencionou a violação das normas ambientais por meio do manuseio de plásticos. No entendimento dele, esta prática é responsável pelos graves e adversos efeitos na saúde dos seres humanos.
Neste sentido, o juiz evidenciou a necessidade de assegurar o cumprimento estrito da legislação ambiental, bem como o empenho na realização de mais estudos visando a ponderação sobre as políticas existentes a respeito das normas ambientais. Assim, será possível observar se elas precisam ser revisadas de alguma maneira para atender aos propósitos da saúde humana.
É importante explicar que os microplásticos consistem em fragmentos compostos por todo e qualquer tipo de plástico com menos de cinco milímetros. Isso porque, o tamanho reduzido facilita a inserção em ecossistemas naturais e de fontes variadas, como os cosméticos, roupas e demais processos industriais.
Desta forma, o painel verde declarou a possibilidade de o comitê ser composto por funcionários do Conselho Central de Controle de Poluição; Conselho Indiano de Pesquisa Médica, Instituto Central de Engenharia e Tecnologia Petroquímica (CIPET); Centro Nacional de Gestão Costeira Sustentável – além de qualquer outra instituição especializada que demonstre interesse na pesquisa em torno das mudanças climáticas e os efeitos na intoxicação alimentar.
Vale pontuar que os estudos e recomendações ou sugestões sobre as mudanças climáticas e causas na intoxicação alimentar têm a capacidade de abranger padrões para um ambiente seguro.
Soluções contra o plástico estão sendo avaliadas
Além disso, seriam implementadas medidas corretivas visando a redução da ameaça do microplástico junto à abordagem de demais questões incidentais.
“O relatório do estudo com sugestões de medidas corretivas pode ser apresentado perante este Tribunal por e-mail até 31 de agosto de 2022… O MoEF&CC pode apresentar seu relatório de ação tomada no assunto antes da próxima data por e-mail”, disse o banco.
Destacando que a ordem do tribunal surgiu após tomar conhecimento sobre uma reportagem alegando a ausência do cumprimento das normas ambientais a respeito do tema.
Isso porque, provavelmente, pequenas partículas de plástico entrariam nas células sanguíneas do ser humano por meio de alimento – logo, causando a intoxicação alimentar a princípio, podendo evoluir para demais problemas de saúde.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui