O objetivo é muito maior: NASA divulga novos parâmetros e focos sobre missões no sistema solar
Com novos objetivos mais refinados e feitos em conjunto com a sociedade, NASA planeja presença humana em todo o sistema solar.
Com o enfoque de conseguir explorar todo o sistema solar, a NASA lançou novos objetivos aprofundados em torno das missões que envolvem a Lua e Marte.
NASA: Marte não é o objetivo final, mas é o mais almejado
O objetivo da missão Moon to Mars (Lua para Marte) é fazer da base lunar um ponto estratégico para levar astronautas e equipamentos para Marte. A missão acaba de passar por uma nova revisão de objetivos.
A agência espacial norte-americana fez isso para conseguir realocar alguns investimentos, agregar novos parceiros empresariais e também fazer novos contatos com agências espaciais internacionais.
A NASA começou com um rascunho de 50 objetivos iniciais feitos no começo deste ano que passou por uma análise dos parceiros e também de um grupo de civis. Foram dois workshops envolvendo pessoas de várias áreas resultando em um feedback sobre o assunto.
Desta vez, são 63 objetivos revisados que passaram por um olhar clínico de cada participante do processo para que pudessem formular um plano de exploração humana sustentável em todo o sistema solar, não só em Marte.
Pam Melroy, vice-administradora da NASA disse:
“Precisamos de um roteiro com poder de permanência e, por meio de um processo colaborativo, identificamos um conjunto central de objetivos definidos para atingir nossas metas de exploração com nossos parceiros”.
Por exemplo, no caso da missão Artemis, a agência estabeleceu mais pontos de exploração da Lua para que pudesse realmente se tornar uma base segura para os humanos.
Presença a longo prazo
Planejando voltar à Lua em breve, a missão Artemis I (primeiro estágio, sem tripulação) já está na base de lançamento e pretende “devolver” humanos para o solo lunar no terceiro estágio, inclusive explorando a zona escura da Lua.
Isso é um projeto desenvolvido a longo prazo que não pretende parar por aí. Toda a NASA se envolveu em objetivos comuns para que a exploração do sistema solar seja possível em vários âmbitos.
Desde que foi lançado publicamente em maio de 2022, a agência recebeu mais de 5 mil comentários e contribuições consideradas para a formulação dos novos objetivos.
Jim Free, administrador associado da NASA para a Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração afirma:
“Os objetivos ajudarão a garantir que uma estratégia de longo prazo para a exploração do sistema solar possa manter a constância de propósito e mudanças climáticas e políticas de financiamento.”
A missão Artemis tem como principais fundamentos a ciência, tecnologia e exploração sustentável.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui