O plano alucinante para construir cidade nas nuvens de Vênus
O astrofísico da da NASA, Alex Hoew, já conseguiu elaborar um plano teórico a respeito da possível habitação em Vênus.
A construção de uma nova civilização já foi mencionada diversas vezes por especialistas. Mas durante todo este tempo havia a dúvida de qual seria o planeta ideal para receber a estrutura adequada e ser habitado. Após vários estudos, finalmente surgiu um candidato, Vênus.
Um cientista da NASA já conseguiu elaborar um plano teórico a respeito da possível habitação em Vênus. Trata-se do astrofísico do Goddard Space Flight Center da NASA, Alex Howe.
Ele escreveu um artigo minucioso descrevendo como os seres humanos poderiam construir cidades na nuvem, fazendo de Vênus uma nova civilização alternativa.
Estrutura necessária para Vênus receber humanos
Mas para que o plano seja possível, é preciso fazer a cobertura de Vênus com 72 trilhões de trechos massivos e conectados a, aproximadamente, 30 milhas acima da superfície. Essa concha será responsável por selar o vácuo inferior a ela e se empenhará na alteração química do ar, tornando-o “respirável” para os humanos.
No entanto, há um ponto específico e que parece impossível na construção de uma cidade nas nuvens do planeta: é o transporte de água, já que o planeta que está a mais de 40 milhões de quilômetros da Terra. Essa ação inovadora se assemelha à trama de um episódio de Rick & Morty, no qual o gelo seria extraído de luas próximas até deslizar em direção a Vênus.
Caso o planeta seja capaz de comportar todos os recursos terrestres, ele poderia sustentar a vida humana por, pelo menos, 200 anos. Um fator auxiliar para o potencial posto humano se refere à inclinação generalizada em direção a Marte sobre Vênus. Howe explicou que Vênus apresenta algumas vantagens sobre Marte quanto à colonização.
Críticas e riscos sobre a civilização
Trata-se da gravidade superficial semelhante à da Terra, composta por um atmosfera espessa o bastante para promover a proteção necessária contra os raios cósmicos. Vale destacar que o artigo publicado pelo astrofísico ainda não foi revisado por pares, tendo sido considerado apenas como “muito uma possibilidade” por especialistas entusiastas sobre o tema.
Ainda assim, Howe não se inibiu em abordar e compartilhar as nuances do tópico visto com certa estranheza por algumas pessoas. Ele apenas espera mostrar a possibilidade de alterar a paisagem de Vênus, deixando-a mais viável do que se pode imaginar.
É importante mencionar que Vênus é um planeta consideravelmente quente, de maneiras que vão além da superfície escaldante. Por isso, a NASA informou que enviará duas sondas pelo espaço no intuito de testar teorias de longa data sobre o planeta vizinho.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.