O poder das fake news: conta no Twitter promete insulina gratuita nos EUA e afeta mercado
Em mais uma polêmica, Twitter (e consequentemente Elon Musk) tem instabilidade por causa de contas falsas - de pessoas e empresas.
Parece que, mais uma vez, um tiro de Elon Musk saiu pela culatra. O empresário tentou fazer modificações no Twitter e uma empresa falsa conseguiu fazer uma publicação que mexeu com a bolsa de valores.
Twitter passa por instabilidade de perfis
Algumas alterações de oficialização e verificação de perfis no Twitter foram feitas a pedido do novo dono da plataforma, Elon Musk. Entretanto, as demandas estão levando problemas sérios a usuários e até a empresas.
Há perfis falsos verificados se passando por famosos e por companhias, enganando outros usuários e causando alvoroço dentro e fora da plataforma.
Uma das vítimas da vez foi a farmacêutica Eli Lilly, que foi fortemente afetada no valor de ações após uma postagem falsa feita por uma destas contas fake.
A postagem em questão, feita no dia 10 de dezembro, foi feita por uma conta que comprou o selo de verificado (agora para ser verificado pelo Twitter, tem que pagar) e que supostamente pertencia à farmacêutica.
O posto colocava uma mensagem afirmando que a insulina fabricada pela companhia seria distribuída gratuitamente. O que ocorre é uma discussão contundente sobre a gratuidade e o preço da medicação nos Estados Unidos.
No Brasil, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) faz a distribuição de insulina gratuitamente aos pacientes que necessitam da medicação, os EUA não possuem um sistema de saúde universal que aporte este tipo de demanda.
Balançou o preço de mercado
Depois de quatro horas da publicação, o tuíte contendo a informação falsa recebeu mais de 12 mil curtidas e quase 2 mil compartilhamentos, até que a conta foi restrita.
Um tempo depois, outro perfil reapareceu pedindo desculpas pelo ocorrido. Entretanto, um novo troll da plataforma, novamente, em uma conta verificada, colocou “Podemos fazer isso sempre que quisermos e não há nada que você possa fazer”
Além disso, a grande questão é que este tuíte e a instabilidade da conta verificada com o selo da farmacêutica afetaram diretamente o valor de mercado da empresa.
O preço das ações da Eli Lilly despencou, além de gerar discussões no próprio Twitter sobre o preço absurdo que o medicamento tem nos EUA.
Em contrapartida, Elon Musk prometeu que irá banir contas que fingem ser outras empresas ou pessoas e não deixar explícito que se trata de uma “versão paródia”. E também tomou a decisão de demitir várias pessoas no último fim de semana.
Segundo a matéria publicada pela Business Insider, o valor de um frasco de insulina da Eli Lilly, custa em média U$ 82, cerca de R$ 434.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui