Ícone do site BIT magazine

O que aconteceu com a Blackberry, que dominava os telefones nos anos 2000?

Há pouco mais de duas décadas, um teclado físico tornou um modelo de celular super desejado, e hoje nos perguntamos: o que aconteceu com a BlackBerry? Se você também está curioso em saber se a linha sobreviveu à evolução da tecnologia, veja aqui.

Imagem: Natalia Bostan/Shutterstock

A BlackBerry

Desenvolvida pela empresa Research In Motion (RIM), a linha de celulares BlackBerry chegou ao mercado em 1999. Seu design moderno, que trazia um ar profissional, fez com que os aparelhos se destacassem rapidamente, conquistando muitos consumidores.

Apesar de ter sido desenvolvida com foco na comunicação corporativa, a linha conquistou consumidores de todos os tipos e idades. O sucesso foi tão grande, que em pouco tempo marcas renomadas como: Motorola, Samsung e Nokia já tinham modelos semelhantes.

Imagem: Divulgação/Gridmidia

Como era o BlackBerry?

Se você não chegou a conhecer a BlackBerry e não sabe o que o tornou a sensação dos anos 2000, veja aqui as principais características dos aparelhos da linha:

Imagem: Reprodução

O que aconteceu com a BlackBerry?

A tecnologia de celulares evoluiu de forma muito rápida, e a chegada dos smartphones, com suas telas sensíveis ao toque, teclados virtuais e câmeras de alta resolução mudaram tudo. Os novos modelos aumentaram as possibilidades, trazendo também muitas opções de entretenimento.

Dessa forma, a linha BlackBerry se tornou algo ultrapassado, perdendo o interesse dos consumidores e consequentemente espaço no mercado. Sua fabricante tentou atualizar os aparelhos, contando que a força da marca seria suficiente para voltar ao topo.

Imagem: Divulgação/Gridmidia

Lançou aparelhos modernos, com sistema IOS e Android, processadores potentes, câmeras de melhor resolução e tecnologia 4G. Chegou a ter boas vendas com modelos como o BlackBerry Q10 (que tinha teclado Qwerty), e o BlackBerry Z10 (com teclado virtual), mas ainda passava por dificuldades.

Ao constatar que não ia conseguir competir com a veloz evolução de marcas como a Apple, a fabricante firmou uma parceria com a TCL, para a fabricação dos aparelhos. Mas, mesmo assim, nunca mais conseguiu de volta o status que tinha, e assim acabou encerrando a produção em 2022.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile