Quando falamos das áreas de estudo que mais contribuíram para o avanço da sociedade, uma das primeiras a vir à cabeça é a Física. Grandes nomes como Albert Einstein, Isaac Newton, Stephen Hawking e Marie Curie mudaram o rumo do mundo com suas descobertas e invenções. Neste artigo você vai aprender o que é Física e qual o seu papel no desenvolvimento tecnológico da nossa sociedade!
O que é Física?
De maneira bem simples, podemos dizer que a Física é a ciência que estuda o universo. Isso inclui estudos sobre a matéria, forças, partículas, energia, luz, onda e todas as leis que governam esses fenômenos.
Sua origem se deu na Grécia antiga, alguns séculos antes de Cristo, quando os filósofos começaram a procurar explicações racionais para os fenômenos que aconteciam no universo. Até então, esses fenômenos só eram explicados por mitos.
Algumas das contribuições e momentos mais marcantes desses estudos aconteceram nos últimos séculos. No século XIX a Física clássica teve vários avanços com nomes como Clerk Maxwell, que trouxe ideias inovadoras sobre eletricidade, magnetismo e luz.
Já no século XX, trazendo o nosso conhecimento sobre o universo para outro patamar, as Físicas quântica e nuclear tiveram o seu início. Entre os maiores contribuidores para a Física nesse período estava Albert Einstein, com a teoria da relatividade e a explicação do efeito fotoelétrico.
Quais áreas a física estuda?
Por englobar tantos assuntos de uma só vez, a Física é geralmente dividida em ramos, ou áreas, onde ficam agrupados estudos sobre propriedades semelhantes ou relacionadas.
Confira abaixo as principais áreas:
- Mecânica: área que estuda o movimento de objetos e a ação de forças como gravidade e a eletricidade sobre eles. Da mecânica saem subáreas como a robótica e engenharia, por exemplo;
- Termodinâmica: estuda os fenômenos relacionados à temperatura, energia e o movimento, assim como leis que regem a transformação de energia. Você vai encontrar aplicações da termodinâmica em várias áreas, como fabricação de motores e geradores de energia;
- Óptica: estuda os fenômenos relacionados com a luz e como ela interage com a matéria. Daqui saem estudos sobre como a visão funciona;
- Eletricidade e Magnetismo: estudos dos fenômenos elétricos e magnéticos. Daqui saem maneiras de gerar e consumir energia;
- Física Moderna: estudos de Física que começaram a ser desenvolvidos no século XX. Aqui estão incluídas áreas como relatividade, física quântica e a física nuclear.
E estas são apenas algumas das mais importantes. Os estudos da Física podem ser divididos em dezenas de áreas e subáreas, cada uma com uma aplicação, seja prática ou teórica!
Como suas pesquisas se relacionam com invenções tecnológicas?
Como é possível perceber, a Física tem participação em praticamente todos os aspectos da vida moderna, sendo parte fundamental das maiores invenções tecnológicas que temos hoje.
Por exemplo, foi a pesquisa sobre eletromagnetismo que nos permitiu desenvolver a comunicação por rádio e a telefonia. Também não podemos esquecer da internet, com a propagação de sinais e transmissão de dados.
Isso também se espalha para áreas como medicina, englobando principalmente as máquinas usadas para “ver melhor” o corpo humano, sejam elas por luz, ondas ou processos químicos.
Outra área onde os estudos da Física são essenciais é na geração de energia. Criar formas de gerar e consumir energia, e de fazer isso mais eficientemente, só é possível graças aos avanços nos estudos de áreas como termodinâmica e eletromagnetismo.
Hoje em dia se fala muito em energia renovável, por exemplo, um jeito muito menos custoso de fazer energia através de fenômenos físicos.
Onde podemos chegar dentro de 50 anos com os avanços da ciência
E a parte mais incrível dos estudos que compõem a Física é que, além de estar em constante evolução, eles conseguem se comunicar. Sempre que você descobre uma coisa nova em uma área, ela afeta todas as outras áreas relacionadas, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias avançadas, tanto novas quanto já existentes.
Isso faz com que seja impossível prever exatamente o que o futuro nos reserva, mas, como sempre, podemos esperar por novidades incríveis nas próximas décadas.
Dentre as áreas mais afetadas, provavelmente estarão o setor de transportes, com veículos mais rápidos que consomem bem menos combustível e eletricidade, e o de computação, com dispositivos com muito mais capacidade de processamento, menores e mais econômicos.
Toda essa inovação deve fazer com que a sociedade fique ainda mais acelerada, diminuindo o tempo que as pessoas gastam para interagir com as outras.
Novas formas de interação também devem aparecer, se aproveitando dessas tecnologias. Assim como novas maneiras de trabalhar, nunca vistas ou imaginadas antes.
Como a física está relacionada a outras áreas, como a medicina?
A física contribui para o avanço dessas áreas estudando e testando os princípios necessários para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Fontes: The Physics Of The Universe, ThoughtCo
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui