É meio impossível que você, que está na internet há alguns anos, não tenha ouvido falar do Omegle. A plataforma surgiu em 2009 e nela é possível conversar com pessoas do mundo inteiro sem fazer login, dizer o nome, mostrar o rosto. Com a pandemia e o isolamento social o site voltou a tornar-se popular, conectando jovens de diversos países.
O que é e como funciona o Omegle?
O estudante norte-americano Leif K-Brooks criou o Omegle em 2009. O site permite que sem login pessoas do mundo inteiro converse com pessoas de forma aleatória por chat ou vídeo.
Para utilizar o Omegle basta acessar o site oficial, selecionar “Text”, “Vídeo” ou “College Student Chat”.
Se escolheu texto, defina o idioma que deseja conversar. Para utilizar a opção College é necessário ter um email de faculdade terminado com a extensão .edu ok?
Idade mínima?
A idade mínima é a partir dos 13 anos, com supervisão dos pais. Mas… cuidado por favor! Existem alguns internautas que não respeitam as diretrizes da plataformas e exibem conteúdo proibido para menores.
É seguro usar?
Até certa altura, sim. Mas com cautela. Não é necessário nenhum cadastro e você pode inventar um nome qualquer para se descrever.
Mas outras pessoas podem fazer o mesmo. E se trocou alguma informação pessoal com alguém essa pessoa pode estar mal-intencionada para aplicar golpes.
A plataforma recomenda para maiores de 13 anos, mas não há nenhum tipo de verificação nela, crianças podem acessar o site do nada e ler conteúdos inadequados para sua idade.
É possível pegar vírus?
O site é seguro, mas não se deve nunca clicar em links enviados por desconhecidos.
Esses links podem roubar seus dados, informações do seu computador e em casos extremos até bloquear seu celular e exigir uma quantia alta em dinheiro para desbloqueá-lo.
Então, jamais clique em links enviados na plataforma.
É possível ser banido do Omegle?
Sim. Se você for denunciado por quebrar algumas das regras, pode acabar tendo seu IP (endereço de seu computador) banido.
O banimento, contudo, não impede exatamente a pessoa de usar o Omegle, bastando para isso utilizar um VPN (extensões e aplicativos que mudam seu endereço de IP).
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui