Se você já se deparou com comentários ofensivos ou tóxicos online de forma repetida e feitos pela mesma pessoa, é possível que você esteja lidando com um Internet Troll. Neste artigo, você vai ver algumas características desses indivíduos e aprender como lidar com eles da melhor maneira!
O que é um Internet Troll?
Internet Troll pode ser usado para caracterizar indivíduos que através da internet deixam comentários prejudiciais, buscando provocar reações negativas nas pessoas, fazendo as famosas trollagens.
De forma geral, eles agem de forma anônima e usam a internet como uma plataforma para expressar seus pensamentos e opiniões ofensivas, espalhando o caos.
Como um derivado da palavra “troll”, que já existe no folclore e literatura há séculos, o termo “trolling” é relativamente novo, surgindo com as primeiras mensagens online nos anos 90.
Mesmo sendo considerada uma forma de bullying online séria, a trollagem difere de outras formas de cyberbullying, já que na maioria das vezes tem como propósito afetar o maior número de pessoas possível. Porém, da mesma forma, pode afetar negativamente a saúde mental das vítimas.
Como identificar um Internet Troll?
Os trolls podem ser facilmente encontrados em plataformas de redes sociais e fóruns online, onde várias pessoas se reúnem para discutir sobre algum assunto.
Por mais que trollagens aconteçam o tempo todo, identificar uma mensagem como trolling é relativamente difícil. Isso porque geralmente os trolls conseguem se passar por usuários comuns.
Eles se mostram interessados nas discussões e fazem comentários que à primeira vista parecem construtivos, mas que escondem muita malícia por trás.
Sinais de que alguém é um Troll
Existem alguns sinais que podem te dizer se alguém é um troll ou não. Por exemplo, gente que no meio da discussão fica puxando temas aleatórios, ou que se faz passar por um expert no assunto, mas nunca dá nenhuma referência ou prova do que diz. Outros sinais incluem pessoas que debocham de tudo que é dito, desde que não tenham sido elas que comentaram.
Tipos de Internet Trolls
Além disso, existem diversos perfis de Internet Trolls, confira os principais:
- O hater: a pessoa que já chega insultando os outros e com raiva de tudo e todos;
- O filósofo: aquele que fala com propriedade do assunto, mas passa informações erradas de propósito;
- O exagerado: esse é o tipo que inflama os comentários colocando palavras na boca dos outros para sujar a imagem deles;
- O spammer: esse é um tipo especial e troll, ninguém sabe nem o que ele tá fazendo, mas ele está lá repetindo a mesma coisa o tempo todo;
- O dicionário: assim como o spammer, esse troll nem liga para discussão, ele só chega para corrigir o erro de gramática nos comentários dos outros.
Além de linguagem ofensiva, uma característica marcante dos trolls é que eles respondem ao máximo de comentários possíveis e criam alguma discussão fora das proporções onde comentam.
Você também pode identificá-los pelos seus perfis fakes, sem muitas informações pessoais ou com fotos de perfil nada a ver.
Fugindo de um Internet Troll?
No geral, os Internet Trolls só querem causar discórdia, mas, no fundo, o que eles querem mesmo é atenção. Não é atoa que eles passam dias discutindo com pessoas nas seções de comentários. A melhor maneira de lidar com uma pessoa assim é evitando qualquer tipo de interação com ela.
Se você ver um comentário tóxico ou ameaçador, é só ignorá-lo. Em casos onde a postagem é sua, e se a plataforma permitir, você pode então bloquear essa pessoa de interagir com o chat, já que apenas apagar a mensagem vai fazer com que ele comente de novo.
Por fim, lembre-se que lidar com trolls não é seu trabalho, então não adianta dar moral para o que eles dizem. Várias redes sociais e fóruns online oferecem opções de bloqueio e denúncia para lidar com comentários tóxicos e ameaçadores.
E se a trollagem ficar muito séria?
Se você achar que o troll realmente passou dos limites, é hora de procurar ajuda profissional. Você pode começar fazendo uma denúncia e, caso esteja sendo afetado psicologicamente, procure ajuda de especialistas em saúde mental e/ou converse com amigos e familiares. Como último recurso, você pode procurar a polícia e autoridades responsáveis!
Fontes: HowtoGeek, Peorian, Social Catfish
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui