Atualmente, os consumidores têm buscando cada vez mais aparelhos com boa construção de hardware, sejam computadores, notebooks ou celulares. Isso por esse conjunto ser responsável pelo desempenho dos aparelhos, executando programas, jogos, aplicativos e muito mais. Porém, nem todo mundo conhece esses componentes, inclusive uma parte fundamental: a memória RAM.
A memória RAM está presente em tudo, computadores, celulares, tablets, TV’s e muito mais. Mas, muitas pessoas ainda se perguntam o que é e como funciona. Por isso, hoje vamos te mostrar tudo sobre esse componente fundamental dos aparelhos eletrônicos; confira!
O que é memória RAM?
A RAM (memória de acesso aleatório) é a memória de curto prazo em um dispositivo. Ela é responsável por processar e armazenar informações em uso no momento para serem acessadas rapidamente por qualquer outro componente que precise, como a CPU, por exemplo.
As informações contidas na memória RAM podem ser acessadas muito mais rápido do que em um disco rígido, por exemplo (HD ou SSD). No entanto, elas são guardadas apenas para uso a curto prazo e apagadas ao desligar o computador, ficando limpa para voltar a receber novos dados.
O que faz a memória RAM
A função da memória RAM permitir o acesso e execução de dados de uma forma muito mais rápida. Por isso é ideal para processos, aplicativos e programas que o usuário está utilizando naquele momento. Se ainda não entendeu, vamos usar uma analogia comparando a memória RAM com uma mesa física para clarear a sua mente.
A parte de cima da mesa é o seu espaço de trabalho, o lugar onde você mantém tudo que mais precisa ao seu alcance de forma rápida, sem perder tempo procurando por eles. Enquanto isso, os arquivos e materiais que você não usa com frequência são guardados nas gavetas da mesa, para quando você precisar deles.
Então, nos dispositivos é exatamente assim. A parte de cima da mesa é referente a memória RAM, onde tudo que precisa ser acessado de forma rápida é deixado. Já as gavetas são como um HD ou SDD, usadas para armazenar e guardar os arquivos que você pode precisar acessar depois.
Por isso a memória RAM serve para executar os programas e armazenar as informações de curto prazo. Quando você abre um aplicativo, por exemplo, o Microsoft Word, a RAM é responsável por executar esse programa. Ao desligar o computador, os dados do Word que estavam salvos na RAM são apagados para ao reiniciar o dispositivo ela estar limpa. Caso tenha salvo um arquivo, ele vai ser alocado no HD ou SSD.
O que é DDR?
O DDR (Double Data Rate, traduzido “taxa de dados dupla“) é uma das tecnologias presentes na memória RAM para melhorar o desempenho de computadores e celulares. Ela foi inventada em 1998 e até o momento está na sua quinta geração.
O DDR permite transferências simultâneas de vários arquivos. E a diferença entre as versões (DDR3, DDR4, DDR5) fica por conta da velocidade. Com isso, quanto mais recente for a versão, maior será a capacidade de transferência. A memória RAM DDR4 é a mais comum, com padrão de 2.1 a 3.0, podendo chegar a 4.8 megahertz (MHz). O DDR5 pode chegar a 7.0 MHz, mas ainda é bem escasso no mercado.
De quanta memória RAM eu preciso?
Esteja você usando um smartphone ou computador, a função dela vai ser a mesma. Por isso, é preciso ter uma quantidade mínima para conseguir executar suas tarefas do dia a dia da melhor forma. Claro, o tamanho vai variar conforme a necessidade de cada um.
Por exemplo:
- 4 GB: O mínimo aceitável para aparelhos atualmente. Para pessoas fazem uso padrão, navegador, redes sociais e programas do pacote Office. E nos smartphones, jogos que não sejam pesados;
- 8 GB: Para pessoas que usam a multitarefa na sua rotina. Usuários que executam muitos programas em simultâneo, e precisam usar aplicativos mais pesados. Também é o suficiente para alguns jogos mais leves. No celular essa capacidade já é suficiente para atender praticamente todas as necessidades com folga;
- 16 GB: Para os gamers, editores e programadores. Com essa capacidade já é possível jogar quase todos os jogos e executar programas de edição de vídeo. No smartphone você vai conseguir executar todo e qualquer programa, inclusive de edição. E vai sobrar nos jogos;
- 32 GB: Para os jogos mais exigentes do mercado e os editores de vídeos mais pesados. Essa capacidade já é suficiente para executar tudo, inclusive programas de design e de 3D. Para um smartphone não precisa nem falar, vai fazer tudo com sobras.
Quanto mais memória RAM, melhor?
Sim. Quanto maior, melhor a capacidade de executar programas e tarefas. Contudo, identifique de quanta memória você precisa, para não gastar mais em algo que não vai precisar.
É possível trocar a memória RAM?
Sim. Você pode substituir um pente de memória defeituoso, trocar por um com mais potência ou apenas adicionar um novo (se a máquina for compatível) para ter mais memória ainda.
Qual a vida útil de uma memória RAM?
Os pentes de memória costumam durar de 10 a 15 anos em condições de “estresse” normal.
Fontes: Avast, DigitalTrends.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui