Os NFTs com toda a certeza são uma das maiores tendências dos últimos dois anos e vem movimentando bilhões de reais em criptomoedas ao redor do mundo. Neste artigo explicaremos o que é NFT assim como a aplicabilidade real deles no mundo, tanto virtual quanto físico!
O Que é NFT?
A sigla NFT vem do termo non fungible token, ou “token não fungível” e isso significa basicamente que eles são tokens, códigos com registro de transferência digital, basicamente um “registro” para ativos virtuais.
Na prática, o que vemos é que eles são ativos colecionáveis que não podem ser reproduzidos, únicos, diferentemente de criptomoedas cada peça tem valor unitário diferente das demais, não fungível, mesmo sendo parte de uma mesma coleção.
Leia mais: Internet 6G: China afirma que comercializará rede 6G em 2030
Basicamente qualquer peça digital pode se tornar um NFT, mas o mercado tende a girar em torno de peças artísticas. Imagens de poucos megabytes, ou até menos, podem chegar a valer milhões de reais.
Valor real de um NFT
O valor de um NFT vem do que ele proporciona para o seu dono, propriedade sobre o ativo, algo que não pode ser copiado, mas que pode ser transferido, dando assim valor de mercado para o bem (na grande maioria das vezes o autor da obra ainda retém os direitos sobre a peça física).
Onde e como adquirir?
A maior parte das transações envolvendo NFTs são feitas na Blockchain, uma base de dados descentralizada por onde também passam criptomoedas como Bitcoin. Por meio dela é possível rastrear todas as transações envolvendo qualquer ativo comercializado por lá, mesmo assim é uma rede extremamente segura, praticamente inviolável.
Nesse sentido o investimento em NFTs se dá da mesma forma que em criptomoedas – sim, NFTs são um investimento, e assim como as criptomoedas, de alto risco, uma vez que o valor de determinada NFT oscila constantemente.
Geralmente tem-se que usar as próprias criptomoedas para adquirir NFTs, que são guardados nas mesmas carteiras que usamos com as criptomoedas.
Sendo assim, para se fazer a aquisição de uma NFT é necessário ter acesso a blockchain, utilizando uma carteira digital (Metamask seria um exemplo de uma dessas carteiras), podendo ser também armazenadas em acessórios específicos para este tipo de uso, e ter a criptomoeda necessária para a compra da NFT, sendo que o preço, quantidade de tokens, varia levando inúmeros fatores em conta.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui