Nesta quarta-feira, 05 de janeiro, a Wi-Fi Alliance, órgão responsável pela implementação do padrão de internet sem fio no mundo, divulgou a chegada de uma nova comunicação sem fio que deve aperfeiçoar a atual e melhorar experiências para aparelhos de IoT, sendo chamada de WiFi 6!
IoT ou Internet das Coisas é a rede de objetos físicos, como televisão, geladeira, sensores de luz, incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas através da internet wi-fi.
Com os novos recursos tanto redes domésticas quanto corporativas e públicas terão benefícios de capacidade, eficiência, cobertura e desempenho desde que o roteador seja compatível com a nova comunicação.
“O Wi-Fi Certified 6 Release 2 promove a evolução do Wi-Fi para atender às necessidades do mercado atual e oferece suporte a mais cenários de internet de alto desempenho com maior capacidade, eficiência e confiabilidade”.
Afirmou Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.
Leia mais: Anatel e Embraer adiam lançamento do 5G por riscos da tecnologia ser perigosa
WiFi 6 Release 2 tem como principal destaque o MIMO para múltiplos usuários no uplink. Tendo uma melhoria significativa no envio de arquivos simultâneos pelo mesmo roteador, além de uma latência menor para games e videoconferências.
Wi-Fi e suas nomenclaturas
Desde que a Wi-Fi Alliance renomeou o sistema em outubro de 2018 estamos no momento assim:
- 802.11n: Wi-Fi 4 – presente nos roteadores mais antigos. Sua taxa de transferência varia entre 54 MBps e 600 MBps.
- 802.11ac: Wi-Fi 5 – geração atual presente nos roteadores, permitindo streaming de jogos online, áudios e vídeos ultra HD com transferência de 3,5 GBps
- 802.11ax: Wi-Fi 6 – Permite transferência de 9,6 GBps e uma quantidade maior de dispositivos conectados simultaneamente, ideal para casas inteligentes, escritórios e empresas.
Porque utilizar o Wi-Fi 6?
Além de ser o padrão de tecnologia mais recente e com melhor desempenho junto às necessidades do mundo atual, podemos verificar outras vantagens. Confira:
- Velocidade: Com sua taxa de 9,6 GBps sendo distribuída por toda a rede é evidente a velocidade maior que cada dispositivo conectado à rede recebe.
- Dispositivos conectados: sem comprometer o desempenho e podendo conectar os aparelhos de casa inteligente torna-se um grande diferencial deste padrão.
- Menor gasto de energia: Com a nova tecnologia o consumo de bateria necessário para se conectar à internet será menor, fazendo com que a carga dure mais.
- Mais segurança: Além dos certificados anteriores o novo padrão conta com suporte a criptografia WPA3, que torna mais difícil de ser hackeado.
Fonte: ICarified
Fique por dentro das últimas notícias do munda da tecnologia AQUI!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui