Não é de hoje que o TikTok vem sendo uma das redes sociais mais badaladas do mercado, mesmo assim, criadores de conteúdo ainda encontram dificuldades em situar sua marca e manter a relevância em meio a tantos posts virais e a enxurrada de conteúdo que chega na plataforma diariamente. Para dar uma aliviada no trabalho dos criadores, eis que surge o TikTok Creative Center. Veja o que ele é e como funciona?
O que é o TikTok Creative Center?
Todo criador de conteúdo, independente de onde atue, sabe da importância de ficar por dentro das últimas trends.
É necessário sempre ficar de olho nos conteúdos virais mais recentes para criar postagens com as quais seu público consegue se relacionar.
E é aí que entra o TikTok Creative Center, um hub criado pelo próprio TikTok para ajudar os usuários a ficar de olho em tudo que está sendo relevante na plataforma.
Com ele é possível ter acesso às principais trends do momento e métricas relacionadas a elas. Essas informações podem então ser usadas para criar anúncios/ vídeos curtos de alta performance.
Como funciona?
Ele é uma plataforma gratuita que inclui uma biblioteca de ativos que você pode usar em seus vídeos. Além de ser de alta qualidade, esses ativos passam pela curadoria da rede social sendo classificados em diversas categorias relevantes, assim você pode escolher os que melhor se adéquam às suas necessidades.
Mas ele também traz outros dados sobre a plataforma, como o que está em alta no momento — hashtags, criadores, vídeos e músicas.
No TikTok Creative Center, é possível acessar as seguintes seções:
- Melhores anúncios: uma biblioteca com diversos anúncios classificados por diferentes métricas, como região, setor, objetivo da campanha, desempenho, engajamento do público, etc.
Clicando em um anúncio você também consegue ver os horários nos quais as pessoas mais interagiram com aquele anúncio, em particular, número de clicks e outros detalhes importantes que pode te ajudar a planejar melhor o seu próprio conteúdo; - Descoberta de tendências: uma página onde é possível ver o que está em alta na sua região, assim você não fica para trás da concorrência;
- Insights: uma página completa para você aprender a criar conteúdo de sucesso, incluindo artigos sobre metodologia de criação, dicas e até relatórios de performance para você saber o que está ou não dando certo.
Também vem com uma seção só de artigos recentes onde o TikTok dá dicas de como se posicionar no mercado e se planejar para o futuro, entre outras coisas.
Ferramentas do TikTok Creative Center
O TikTok Creative Center não é só uma plataforma para te dar dicas de como criar conteúdo, ele também integra ferramentas de criação poderosas que vão permitir que você aplique tudo que aprendeu lá mesmo. Sendo elas, o Video Editor e o Video Templates. Confira como cada uma funciona!
Video Editor
Um dos destaques do Creative Center é o editor de vídeo integrado. Com ele é possível fazer edições completas de conteúdo diretamente no navegador.
A ideia é que os usuários não precisem mais se preocupar com qual editor usar para criar seus vídeo anúncios. O editor vem com recursos interessantes como uma biblioteca de músicas que podem ser utilizadas de graça, várias transições e até Text-to-speech, tradução instantânea e legendas de áudio.
E o recurso mais interessante é o seletor de músicas, que permite fazer buscas de sons se baseando no desempenho dos vídeos criados com eles.
Por exemplo, em um dos filtros, você pode classificar os áudios conforme o número de vídeos feitos usando eles nos últimos 7 dias.
O editor de vídeo também conta um poderoso IA (Inteligência Artificial) que te ajuda a editar clipes rapidamente.
Video Template
Criar um anúncio nunca foi tão fácil. Mais do que um editor, esse é um criador de vídeos instantâneos que vai reduzir drasticamente o seu tempo de edição.
Tudo o que precisa fazer é escolher um modelo, que pode ser filtrado por região, indústria e duração (além de filtros avançados e sub-filtros de popularidade) e inserir a mídia do seu anúncio.
Ao escolher um template, é possível alterar os textos, imagens, fontes e até a música de fundo. O resultado pode ser visto em tempo real, neste vídeo na vertical sendo mostrado no lado direito da tela.
Em apenas alguns segundos o novo anúncio do seu produto já pode ser colocado no ar, é só clicar em “Confirm” e escolher como publicar.
Você também consegue salvar os seus modelos favoritos, assim você pode usar depois. Isso é especialmente útil para dar consistência a sua marca.
A plataforma e todas as ferramentas nela são completamente gratuitas e podem ser acessadas até por pessoas sem conta no TikTok (com limitações). Segundo a empresa, o conjunto completo deve aumentar muito a produtividade e eficácia de pessoas que usam a rede social como ferramenta de trabalho.
O TikTok Creative Center está disponível tanto no smartphone quanto no PC?
O TikTok Creative Center é uma plataforma web para navegador. Tanto pessoas usando um computador quanto um smartphone podem acessá-la, mas alguns recursos vão funcionar melhor no PC. Ao tentar acessar o Editor de Vídeo no celular, por exemplo, o usuário recebe uma mensagem falando que o recomendado é abrir a ferramenta em um desktop.
Agora que você já aprendeu o que é e para que serve o TikTok Creative Center, está na hora de usar as ferramentas da plataforma para criar anúncios incríveis. Deixe um comentário dizendo qual foi a sua experiência com ele!
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