O Power Vírus é mais uma entre as inúmeras armadilhas distribuídas pela web para danificar seu computador. Se este nome não te soa familiar, não há com o que se preocupar, afinal, neste artigo vamos falar exatamente sobre este mal que controla uma parte vital da sua máquina.
O que é o Power Vírus?
O primeiro destaque é fazer um exercício de tradução e ao invés de pensar em “poder”, leia power como “energia”. Ligou a lâmpada na sua cabeça? Pois, a partir disso, nós já deciframos a definição desse vírus, que tem como alvo principal a energia do seu computador.
Uma das coisas interessantes para destacar desse vírus é que ele segue o mesmo princípio de softwares benéficos. Estes programas são usados para testes como benchmark.
Acontece que um programa, escrito de maneira errada, pode ter o efeito oposto ao desejado pelo usuário, que, na maioria das vezes, busca monitorar um overclocking (colocar o computador em situações de estresse que geram melhor desempenho).
Abaixo nós vamos detalhar o Power Vírus, mas sabe-se que o sistema pode chegar ao ponto de estresse quando forçados a girar acima do padrão por muito tempo.
Em máquinas mais bem equipadas com um bom sistema de resfriamento, o computador pode ficar nesta tortura durante um tempo acima do comum, o que pode ser prejudicial no longo prazo.
Como o Power Vírus funciona?
Agora que você já sabe o que é o Power Vírus, vamos te mostrar como este mal age e pode danificar sua máquina.
Na prática, o objetivo desse vírus é fazer a GPU ou CPU usar sua máxima dissipação de energia, e assim, levar o processador a superar a potência térmica de design (TDP). Este é o mesmo princípio do overclocking, contudo, vamos ilustrar – de uma forma bem simples – para deixar claro.
O overclocking seria como pegar um carro, personalizá-lo para corrida, logo, ele vai correr mais. O Power Vírus faz a mesma coisa, no entanto, ele também tira o freio desse carro. Ou seja, você vai correr mais, por outro lado, não tem como parar.
Segundo o Howtogeek, “O TDP é usado no projeto do chip para especificar um nível de calor que o sistema de resfriamento deve conseguir suportar sob carga.”. Normalmente um usuário comum não chega ao limite da sua máquina, e é aí que entra o verdadeiro problema do Power Vírus.
Este Vírus pode ser a ferramenta para um hacker, que busca meramente danificar a máquina de outras pessoas. Afinal, embora seja um software a fonte do problema, as maiores marcas podem ficar no hardware, incluindo a placa mãe.
Entre alguns sinais que você pode observar, sem dúvidas, o superaquecimento é o primeiro. Em seguida, o seu computador pode apresentar travamentos ou dificuldade para realizar processos que eram comuns. Por fim, se o PC está desligando sozinho, é possível que você esteja enfrentando uma sobrecarga de energia.
Dicas para remover este vírus
Você já sabe o que é e como funciona o problema, mas será que tem uma solução? Vale destacar que este não é um vírus tão comum de se adquirir. Além disso, se a sua pastilha térmica estiver desgastada (recomenda-se a troca uma vez por ano), o cooler estiver sujo, ou todo o seu desktop empoeirado por dentro, é melhor limpá-lo.
Mas se todo hardware está em ordem, vamos fazer uma limpeza no software, a começar por um antivírus. Se a sua segurança não estava em dia e passou alguma coisinha pelo firewall, então é hora de chamar um reforço. Assim, faça uma varredura no seu sistema com um programa de confiança e atue nos pontos que se destacarem.
“Eu rodei o antivírus e não apareceu um malware”, se isso passou pela sua cabeça, ainda tem uma solução. Tão incomum quanto o seu aparecimento, a remoção do vírus pode ser outra fase do problema, principalmente se ele não é apontado no software.
Restaure seu sistema
Quando o reforço não dá conta, é hora de apelar, e nesta situação estamos falando da restauração de sistema. Sim, esta é a última coisa que muitos querem fazer, mas é melhor do que perder sua máquina.
Felizmente os tempos mudaram, e este processo está mais simples, acessível e seguro – do ponto de vista de não excluir totalmente configurações, programas, e é até possível criar pontos de backup.
No seu Windows, vá nas configurações, entre em atualização e segurança, agora clique em “recuperação” e inicie o processo. É recomendado que você faça um backup de seus arquivos, mas com muito cuidado e uma forte escolta do seu antivírus de confiança.
Embora seja possível manter arquivos e ficheiros, o que nós queremos é praticamente uma MOAB (mother of all bombs). Ou seja, é para explodir tudo, inclusive o vírus, você se lembra do final de Resident Evil 2: Apocalipse? Claro que é apenas uma analogia, pois vamos fazer isso dentro do sistema para garantir a paz e a saúde da sua máquina.
O que Power Vírus pode fazer com meu computador?
O foco do Power Vírus é a energia da sua máquina, assim, o superaquecimento é uma das primeiras coisas que este malware fará. Também é possível que seu PC passe a travar, e em último caso, tem o problema de desligamento automático.
Com informações: HowtoGeek
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui