O que é um shadowban? Entenda o termo e veja como o Instagram ajuda a tirar sua dúvida

Instagram lança recurso para informar usuários sobre postagens com shadowban. Veja como ele funciona e como acessar as informações

O Instagram decidiu facilitar a vida do usuário disponibilizando mais informações relacionadas ao desempenho das contas. Com a novidade, usuários vão poder entender melhor porque receberam um “shadowban”, um dos piores pesadelos de criadores de conteúdo nas redes sociais.

publicidade
Será que você recebeu um shadowban? O Instagram te ajuda a conferir!

Será que você recebeu um shadowban? O Instagram te ajuda a conferir! – Imagem: Jeremy Bezanger on Unsplash

O que é shadowban?

Ao criar uma postagem é importante considerar e usar diferentes práticas para aumentar seu alcance. Desde usar filtros até escolher a melhor música de fundo. Trabalhar bem na criação de conteúdo pode ser a diferença entre uma postagem bem sucedida e uma falha.

Mas já pensou se depois de todo esse trabalho a própria rede social fosse lá e impedisse que mais pessoas vissem o seu conteúdo sem que você nem soubesse?

Pois bem, isso é um shadowban, o termo usado para descrever a prática de diminuir a visibilidade de contas ou postagens de usuários sem o seu conhecimento.

publicidade

Embora possa parecer injusto, é preciso ter em mente que essa é, geralmente, uma penalização para perfis que cometem alguma infração, violando os Termos de Serviços da plataforma. Redes sociais como o Instagram e o Twitter utilizam bastante isso.

Difícil de notar

A pior parte do shadowban é que em alguns casos é quase impossível de notar que sua conta, ou postagem, recebeu a penalização. Isso porque, assim como o nome indica — shadowban pode ser traduzido, de maneira informal, como banimento das sombras, algo feito sem que ninguém saiba —, as postagens continuam funcionando normalmente para o autor.

O que acontece na maioria dos shadowbans é que, ao invés de ter o conteúdo banido, apagado ou bloqueado da rede social, o algoritmo passa a trabalhar contra o perfil, fazendo com que as publicações percam o seu poder de alcance, sendo literalmente escondidas de outros usuários, mas de uma forma sutil.

E essa ação pode causar danos irreversíveis à conta, principalmente em redes sociais onde a visibilidade é baseada em interações e engajamento com o público.

Instagram agora mostra quando uma postagem foi penalizada

Segundo alguns, o shadowban é uma prática muito injusta, já que o usuário que cometeu a infração nem sabe que está sendo penalizado, impossibilitando que ele corrija o erro.

Para esclarecer essas questões, o Instagram decidiu dar uma pequena ajuda anunciando uma expansão no status da conta, que agora ajudará a entender se seu conteúdo é elegível para ser recomendado ou não.

Caso não seja, a própria plataforma informa o que tem de errado com sua postagem, assim você não repete o mesmo erro depois.

A novidade foi anunciada pelo próprio chefe do Instagram, Adam Mosseri, em uma postagem no seu perfil oficial do Twitter.

Novas ferramentas de transparência 

Hoje estamos anunciando duas novas ferramentas de transparência:
– Notificações de bugs
– Status da Conta

Confira nossa nova postagem no blog para saber mais
about.instagram.com/blog/announcem…

No momento, a novidade só está disponível para perfis profissionais da plataforma e pode ser acessada através da tela de status da conta e olhando a mensagem de “conteúdo elegível a não seguidores” está lá (toque em Configurações > Conta > Status da conta).

status da conta do instagram com aviso de shadowban

Imagem: Reprodução / Instagram

Se você não ver a mensagem, o próprio aplicativo te dará a opção de conferir o post onde a infração aconteceu. Agora você pode editar a publicação afetada ou até mesmo contestar a decisão da plataforma.

Fonte: Instagram

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.