O Instagram decidiu facilitar a vida do usuário disponibilizando mais informações relacionadas ao desempenho das contas. Com a novidade, usuários vão poder entender melhor porque receberam um “shadowban”, um dos piores pesadelos de criadores de conteúdo nas redes sociais.
O que é shadowban?
Ao criar uma postagem é importante considerar e usar diferentes práticas para aumentar seu alcance. Desde usar filtros até escolher a melhor música de fundo. Trabalhar bem na criação de conteúdo pode ser a diferença entre uma postagem bem sucedida e uma falha.
Mas já pensou se depois de todo esse trabalho a própria rede social fosse lá e impedisse que mais pessoas vissem o seu conteúdo sem que você nem soubesse?
Pois bem, isso é um shadowban, o termo usado para descrever a prática de diminuir a visibilidade de contas ou postagens de usuários sem o seu conhecimento.
Embora possa parecer injusto, é preciso ter em mente que essa é, geralmente, uma penalização para perfis que cometem alguma infração, violando os Termos de Serviços da plataforma. Redes sociais como o Instagram e o Twitter utilizam bastante isso.
Difícil de notar
A pior parte do shadowban é que em alguns casos é quase impossível de notar que sua conta, ou postagem, recebeu a penalização. Isso porque, assim como o nome indica — shadowban pode ser traduzido, de maneira informal, como banimento das sombras, algo feito sem que ninguém saiba —, as postagens continuam funcionando normalmente para o autor.
O que acontece na maioria dos shadowbans é que, ao invés de ter o conteúdo banido, apagado ou bloqueado da rede social, o algoritmo passa a trabalhar contra o perfil, fazendo com que as publicações percam o seu poder de alcance, sendo literalmente escondidas de outros usuários, mas de uma forma sutil.
E essa ação pode causar danos irreversíveis à conta, principalmente em redes sociais onde a visibilidade é baseada em interações e engajamento com o público.
Instagram agora mostra quando uma postagem foi penalizada
Segundo alguns, o shadowban é uma prática muito injusta, já que o usuário que cometeu a infração nem sabe que está sendo penalizado, impossibilitando que ele corrija o erro.
Para esclarecer essas questões, o Instagram decidiu dar uma pequena ajuda anunciando uma expansão no status da conta, que agora ajudará a entender se seu conteúdo é elegível para ser recomendado ou não.
Caso não seja, a própria plataforma informa o que tem de errado com sua postagem, assim você não repete o mesmo erro depois.
A novidade foi anunciada pelo próprio chefe do Instagram, Adam Mosseri, em uma postagem no seu perfil oficial do Twitter.
New Transparency Tools 🧐
Today we’re announcing two new transparency tools:
– Bug notifications
– Account StatusCheck out our new blog post to learn more 👉🏼 https://t.co/ApAkhuDJNI pic.twitter.com/Hxlv4eIkFA
— Adam Mosseri (@mosseri) October 13, 2021
“Novas ferramentas de transparência
Hoje estamos anunciando duas novas ferramentas de transparência:
– Notificações de bugs
– Status da ContaConfira nossa nova postagem no blog para saber mais
about.instagram.com/blog/announcem…”
No momento, a novidade só está disponível para perfis profissionais da plataforma e pode ser acessada através da tela de status da conta e olhando a mensagem de “conteúdo elegível a não seguidores” está lá (toque em Configurações > Conta > Status da conta).
Se você não ver a mensagem, o próprio aplicativo te dará a opção de conferir o post onde a infração aconteceu. Agora você pode editar a publicação afetada ou até mesmo contestar a decisão da plataforma.
Fonte: Instagram
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui