O que é um Sistema Operacional? Tudo que você precisa saber!
Muito falado, mas poucos de fato sabem o que é um sistema operacional, correto? Se você fica na dúvida sobre a função dessa tecnologia tão importante dos últimos tempos, o Bit Ensina de hoje vai te contar; confira!
Afinal, o que é um sistema operacional?
Você já se perguntou o que realmente faz seu computador ou smartphone “funcionar”? Por trás de todas as suas apps, jogos e software está um herói invisível chamado sistema operacional (SO).
A princípio, um sistema operacional é o software mais importante em qualquer computador ou dispositivo móvel. Ele gerencia o hardware do dispositivo e fornece serviços que os aplicativos de software usam.
Sem um sistema operacional, um computador não pode funcionar! Então, pense nele como um maestro que coordena todas as partes de um concerto: cada aplicação precisa dele para executar tarefas desde o básico, como acessar a memória, até complexidades como jogar ou usar programas avançados.
Em outras palavras, o SO é extremamente importante e fundamental quando o assunto são dispositivos eletrônicos mais comuns do nosso dia a dia (celulares, notebooks, vídeo games, tablets e similares).
Como funciona uma sistema operacional?
Vamos entender como o sistema operacional funciona? Nesse contexto, ele serve como uma ponte entre os aplicativos que você usa e o hardware do computador, através do que chamamos de kernel, que é o núcleo do SO.
O kernel gerencia as comunicações entre o hardware e o software. Além disso, os sistemas mais modernos oferecem uma interface gráfica do usuário (também conhecida como GUI), que permite aos usuários interagir facilmente com o dispositivo usando elementos visuais como janelas, ícones e botões. Legal, né?
Quais os tipos de sistema disponíveis?
Tipos de Sistemas Operacionais
Atualmente, existem vários tipos de sistemas operacionais, cada um projetado para atender a diferentes tipos de hardware e usuários Vamos conhecer os principais? Dá só uma olhada!
Desktop
Em primeiro lugar, sistemas Windows, macOS, e Linux são os mais comuns por aqui. Cada um oferece uma experiência única, com o Windows (claro) dominando o mercado globalmente; o macOS tem sido a escolha de preferência para profissionais mais criativos, e Linux conhecido por sua flexibilidade e segurança (o preferido dos programadores).
Sistemas móveis
Nesse sentido, cabe aqui citarmos os conhecidos sistemas Android e iOS, que dominam o mercado de smartphones, tablets e outros tipos de aparelhos.
Cada um possui seu próprio ecossistema e interface de usuário, um agradando mais que outro.
Servidores convencionais
Enfim, outro tipo de sistema operacional são os servidores, como Linux e Windows Server, por exemplo, que são amplamente utilizados para gerenciar dados, recursos de rede e executar software de servidor.
Qual a importância de um sistema operacional?
É fato que o sistema operacional é fundamental para o funcionamento de diversos dispositivos que usamos diariamente. Contudo, é interessante citar aqui alguns fatores que o tornam importante, como:
- Garantem Segurança: Gerenciam as permissões de acesso para garantir que os arquivos não sejam acessados ou alterados sem autorização;
- Gerenciamento de Recursos: Coordenam e otimizam o uso do hardware, como CPU, memória e dispositivos de armazenamento;
- Suporte a Multitarefas: Permitem que múltiplas operações ocorram simultaneamente sem que haja conflitos.
Como você pode ver, entender os sistemas operacionais dos nossos dispositivos pode ajudar a otimizar o uso do dispositivo, além de resolver problemas básicos por conta própria.
Quer aprender mais sobre tecnologia e dicas úteis? Então, explore mais conteúdos em nosso canal Bit Responde, e torne-se um usuário ainda mais avançado!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.