O tempo fechou e Artemis I é novamente adiada; NASA precisa de “sorte” para unir a ciência
Novamente, NASA tem que adiar a missão Artemis I e agora o cronograma de lançamento da agência está ainda mais imprevisível.
Parece que os planos da NASA de lançar a missão Artemis I estão mais difíceis de ocorrer. Por conta de uma intempérie, novamente a missão foi adiada, atrapalhando o cronograma da agência.
NASA desiste pela terceira vez do lançamento da missão Artemis I
Pela terceira vez, desde que o cronograma da missão Artemis I foi divulgado, a NASA teve que adiar o lançamento por conta da tempestade Ian que irá atingir a Flórida amanhã, dia 27 de setembro, dia marcado para o lançamento.
Em novo comunicado feito pela agência, as autoridades ainda estão monitorando a tempestade e levando o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion de volta ao Edifício de Montagem de Veículos.
Entretanto, os pesquisadores e envolvidos na missão ainda estão avaliando se irão tentar a sorte, já que informações dadas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a Força Espacial dos EUA e o Centro Nacional de Furacões mostram uma movimentação mais lenta do que as previsões mostraram anteriormente.
Por conta disso, a NASA “ganharia tempo” para decidir como proceder. Este tempo é precioso para que os funcionários priorizem suas famílias caso a tempestade realmente atinja o local de lançamento – Centro Espacial Kennedy.
Entretanto, mesmo com todos os esforços feitos pela agência espacial e também pelos órgãos parceiros, ficou decidido que, novamente, a missão será adiada.
Novo encontro decide pela revogação do lançamento do foguete
Ainda monitorando as condições climáticas, a NASA retornará o foguete SLS para o Edifício de Montagem de Veículos, porém, a agência continuará mantendo as informações atualizadas sobre o possível lançamento em uma nova data.
A missão Artemis é o grande movimento da NASA e de diferentes parceiros dos Estados Unidos e internacionais a quem interessa o sucesso da missão para levar novamente uma nave tripulada à Lua até 2025.
Com o adiamento, fica mais difícil definir um novo cronograma também, já que questões climáticas são sempre imprevisíveis.
Além disso, a NASA precisa da autorização de diversas instituições estadunidenses para continuar com o passo a passo da missão.
Porém, outra missão importante para a agência está de pé e ocorrerá hoje; trata-se da DART que será transmitida ao vivo em vários canais de comunicação. A DART é a primeira missão da história a testar a segurança planetária contra asteroides e cometas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui