Você já ouviu falar no Triângulo das Bermudas, certo?! A maioria das histórias que envolvem este lugar é cheio de medo e terror, mas será que esta região é realmente cheia de mistério assim?
Triângulo das Bermudas e seus mitos mais falados
Esta região no meio do oceano é cheia de mitos sobre ser um local perigosíssimo para estar por perto e reserva milhões de mistérios, mas será que é tudo isso mesmo?
O Triângulo das Bermudas é formado pelos extremos das regiões das ilhas das Bermudas, Porto Rico, Miami e Flórida, nos Estados Unidos. É um triângulo imaginário, na verdade.
Desde que há registro deste lugar, navios desapareceram por lá e quase uma centena de aviões também acabaram “se perdendo”.
O primeiro relato veio em 1950 de um jornalista chamado Edward Van Winkle Jones que escreveu no jornal Miami Herald sobre o “estranho desaparecimento” de um número enorme de barcos na costa das Bahamas.
Em 1964, a revista de ficção Argosy Magazine publicou um artigo recheado chamado “O Triângulo Mortal das Bermudas”, no qual mencionava desaparecimentos estranhos e até fenômenos paranormais.
Conhecido também como “Triângulo do Diabo”, ali é considerada uma região de passagem rápida de navios e aviões entre a América e a Europa. Na verdade, é uma espécie de atalho.
Há rumores de que Atlântida, a cidade mitológica perdida, ficaria nesta região – mas claro que isso nunca foi provado.
Qual a verdade da ciência?
Muitas teorias giram em torno do Triângulo das Bermudas – para além dos diversos mitos. Alguns dados comprovaram que, na verdade, muitas quedas e acidentes ocorreram por uma questão simples: erro humano.
Decisões erradas, erros tecnológicos e de cálculo podem estar por trás dos diversos acidentes que ocorreram na região, que não é nada pequena, com cerca de 1,1 milhão e meio de km.
A climatologia também coloca que tufões, furacões e ventos fortes aparecem por lá. E por ser essa passagem rápida, podem fazer com que os navios e aviões tenham estes acidentes.
A região também tem buracos azuis. E o que seria isso? Grutas com milhares de anos que criam correntes muito fortes capazes de causar este tipo de acidente por estarem em um local acidentado.
Entretanto, uma recente teoria de 2021, descobriu que em águas norueguesas, buracos fundos continham um excesso de metano. Se esta teoria for mais fundamentada, os buracos azuis podem conter metano que, por conta da temperatura, poderiam explodir e causar acidentes.
Porém, nada é comprovado para falar que este local tem este misticismo cultivado por anos, apenas a vontade do ser humano de confabular teorias.
Com informações: NatGeo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui