A última de 2022: Lua de Sangue irá ocorrer amanhã, confira quem poderá observar o fenômeno
Quer observar um fenômeno espacial? Se prepare para ver a Lua de Sangue que ocorrerá semana que vem, confira!
Amanhã (8), o fenômeno conhecido como Lua de Sangue ou Lua Vermelha irá passar pela sombra da Terra e resultará em um eclipse lunar total. Confira se você conseguirá observar o fenômeno.
Lua de Sangue ocorrerá na semana que vem
No dia 8 de novembro, terça-feira, um eclipse lunar total (a lua passa pela sombra da Terra) poderá ser observado na Oceania, América, Ásia e no norte da Europa.
O eclipse terá início às 05h10 (horário de Brasília) e terminará aproximadamente às 8h49 da manhã (horário de Brasília) quando a lua sair totalmente da sombra do nosso planeta.
Entretanto, a duração do eclipse é mais curta do que isso e irá durar das 6h17 da manhã às 7h42 da manhã (horário de Brasília).
No espaço, a Lua estará sob a sombra da Terra, por isso a luz do Sol será bloqueada, fazendo com que o nosso satélite natural pareça menos brilhante. Por conta disso, a lua pode assumir um tom mais avermelhado.
E como ocorrem os eclipses? Os eclipses lunares acontecem quando a lua, o Sol e a Terra estão em linha reta, com a Terra no meio, projetando sua sombra na lua. Isso quer dizer que a lua está em oposição ao Sol pelo menos uma vez por mês, em época de lua cheia.
Por qual motivo os eclipses não ocorrem todo o mês?
Cientificamente falando, na verdade, essa resposta é mais simples do que imaginamos. Não é sempre que a Lua está alinhada com a Terra e com o Sol, por isso os eclipses não ocorrem mensalmente.
O nosso satélite natural fica a cinco graus em relação ao plano que a Terra orbita o Sol, mostrando que o alinhamento entre os três corpos não é exato.
Os eclipses lunares podem ser visíveis em qualquer lugar da Terra quando a lua está acima do horizonte, e estes eclipses são seguros de serem observados, diferente dos eclipses solares.
Este eclipse da Lua de Sangue no dia 8 de novembro é o último do ano. O próximo só ocorrerá em 6 de maio de 2023 e tudo indica que seja muito fácil não conseguir observar, pois a referência dessa ocasião específica será a penumbra externa da lua.
Infelizmente, não são todos os lugares do planeta que conseguem ver este fenômeno maravilhoso.
Porém, se você quer se preparar para a observação aqui na América do Sul, acorde bem cedo de segunda para terça e tente a sorte, não irá se arrepender!
Com informações: Space.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui