Ícone do site BIT magazine

OMS faz alerta “muito urgente” sobre surto de doença contagiosa

Autoridades indonésias confirmaram no início desta semana pelo menos três óbitos de crianças por causa de uma hepatite aguda desconhecida. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já notificou que está dando prioridade máxima para o caso e alerta sobre o surto dessas infecções, consideradas “muito urgente”.

Surto de hepatite aguda, vigilância redobrada no Europa (Imagem: Reprodução / caxias.rs)

Os sintomas que levaram os pacientes a óbito nas últimas duas semanas foram náuseas, vômitos, diarreia, icterícia, febre e convulsões. A doença já foi registrada em cerca de 20 países e os casos mencionados acima ocorreram em Jacarta, o centro da economia, cultura e política da Indonésia.

“É muito urgente e estamos dando prioridade absoluta a isso e trabalhando muito de perto com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças na gestão e coordenação“, disse o diretor de emergências de saúde da OMS na região europeia, Gerald Rockenschaub

Alerta sobre surto começou no início de abril

O Reino Unido foi o primeiro a registrar casos do tipo envolvendo crianças com menos de 10 anos e sem registro de doenças anteriores. Mas, logo após, a OMS começou a receber relatos parecidos da Espanha, Israel, Dinamarca, Itália, e até dos Estados Unidos, entre outros países.

Os pacientes, em sua maioria no continente europeu, são da faixa etária de um mês até 16 anos e geralmente não apresentam sintomas como febre e nem vestígios dos vírus normalmente associados a doenças como hepatite A, B, C, D e E.

O surto foi anunciado pela OMS no dia 15 de abril e até agora continua com o status de “origem desconhecida”. Acredita-se que a doença esteja sendo transmitida pelo ar ou contato físico e sua agressividade é tanta que em 10% dos casos é necessário um transplante de fígado.

Combate

As autoridades de saúde europeias estão em estado de alerta para os casos de hepatite aguda em crianças desde os primeiros registros e embora possa se tratar de um vírus totalmente desconhecido os pesquisadores ainda não descartaram a possibilidade de se tratar de uma variante do covid.

Rockenschaub afirma haver uma colaboração muito grande entre a OMS e as autoridades britânicas, onde 60% dos casos ativos estão.

Estamos fazendo todo o possível para identificar rapidamente o que está causando isso e depois tomar as medidas adequadas, tanto a nível nacional como internacional“, afirmou.

A hepatite é um tipo de inflamação no fígado causada por diferentes fatores. Vírus e bactérias são os causadores mais comuns, mas ingestão excessiva de substâncias (medicamentos, drogas, bebidas alcoólicas, etc.) e até certas condições autoimunes podem causar hepatite em um paciente.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile