De volta à Lua, a NASA estará no nosso satélite natural ainda este mês e já separou alguns pontos de pouso para o projeto Artemis.
13 pontos selecionados
A Agência está a todo o vapor e se preparando para enviar uma missão tripulada, enquanto isso, nesta primeira etapa, a Artemis I – enviada no próximo dia 29 – alguns locais já foram pré-selecionados.
Cada região escolhida contém vários locais de pouso em potencial para Artemis III, que será a primeira das missões Artemis a trazer tripulação à superfície lunar, incluindo a primeira mulher a pisar na Lua.
Mark Kirasich, vice-administrador associado da Divisão de Desenvolvimento da Campanha Artemis na sede da NASA em Washington disse:
“Quando o fizermos, será diferente de qualquer missão que tenha vindo antes, pois os astronautas se aventuram em áreas escuras anteriormente inexploradas pelos humanos e estabelecem as bases para futuras estadias de longo prazo.”
Foram 13 regiões selecionadas para o pouso da Artemis III:
- Faustini Rim A;
- Pico perto de Shackleton;
- Cume de Conexão;
- Extensão do cume de conexão;
- de Gerlache Aro 1;
- de Gerlache Aro 2;
- Maciço de Gerlache-Kocher;
- Haworth;
- Maciço Malapert;
- Platô Beta de Leibnitz;
- Aro Nobile 1;
- Aro Nobile 2;
- Borda Amundsen.
Juntas, as regiões oferecem opções de pouso para todas as oportunidades que podem vir do lançamento da Artemis III.
Além disso, locais de aterrissagem específicos garantem flexibilidade para lançamento ao longo do ano.
E não pense que foi fácil escolher esses 13 pontos, foram décadas de estudos feitos por pesquisadores da NASA e de agências parceiras para descobrirem os melhores locais.
Além de considerar a disponibilidade da janela de lançamento, a equipe avaliou as regiões com base em sua capacidade de acomodar um pouso seguro.
Usaram critérios como inclinação do terreno, facilidade de comunicação com à Terra e condições de luminosidade.
“NASA and The Dark Side of The Moon”
Todas as regiões consideradas são cientificamente significativas devido a sua proximidade com o Pólo Sul lunar. Uma área que contém regiões permanentemente sombreadas, ricas em recursos e terrenos inexplorados pelo homem – ela mesmo, a “face oculta da Lua”.
Estando em uma região que seja mais próxima desta área sombreada, os astronautas poderão captar amostras ainda não pesquisadas.
Além disso, as 13 regiões serão discutidas dentro da NASA e também com outras agências por meio de workshops, congressos e eventos. Um desses parceiros é a SpaceX, de Elon Musk.
Esse feedback trará dados sobre as opções de pouso no futuro, e a NASA poderá identificar regiões adicionais para considerar.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui