Ops! iPhone 14 confunde montanha-russa com acidente e liga para emergência
Parece que o iPhone 14 não sabe diferenciar os solavancos de uma montanha-russa de um acidente de trânsito... e isso pode causar problemas.
Com a chegada do recém-lançado iPhone 14, é notável o esforço da Apple em garantir a saúde e a segurança de seus usuários. O problema é que certos recursos do smartphone podem acabar se confundindo. Nas últimas semanas, novos iPhones e Apple Watches passaram a realizar chamadas para serviços de emergência quando seus usuários estavam simplesmente se divertindo em uma montanha-russa!
O curioso caso tem uma explicação: os novos dispositivos Apple contam com um recurso de detecção de colisão, capaz de identificar se o usuário se envolveu em um acidente de trânsito.
Até aí tudo bem, o smartphone está prezando pela segurança do usuário. Porém, o problema é que ele não está sabendo diferenciar um acidente de carro da agitação da montanha-russa de alguns parques de diversões dos EUA.
Os iPhones dos usuários estão interpretando os giros, solavancos e paradas súbitos dos carrinhos do brinquedo como colisões. Assim, os smartphones acionam o protocolo de emergência, que envolve uma chamada automática para os serviços de emergência.
Para piorar, como a pessoa está se divertindo e curtindo a adrenalina do brinquedo, ela não toma conhecimento de que seu celular está fazendo uma ligação de emergência. Esse tipo de chamada acidental acaba atrapalhando o trabalho de socorristas, médicos e outros profissionais, além de causar inconvenientes para o parque.
O problema já foi identificado o suficiente para que alguns parques de diversões dos Estados Unidos tivessem que colocar avisos nos brinquedos, para alertar os usuários.
O parque Dollywood, que fica no Tennessee, colocou uma placa na entrada de sua montanha-russa com os seguintes dizeres:
“Celulares e outros dispositivos não devem ser trazidos a bordo de nenhuma atração. Devido ao movimento dinâmico que você experimentará neste passeio, Apple Watches e dispositivos similares podem ativar a função de chamada de emergência. Para evitar que seu dispositivo faça chamadas não intencionais para o 911, desligue-o ou habilite o modo avião”.
Como evitar a chamada de emergência na montanha-russa?
Vale ressaltar que o recurso é exclusivo dos lançamentos recentes da Apple, então quem tem iPhone ou Apple Watch mais antigo não corre nenhum risco.
O sistema de detecção de acidentes se faz presente no iPhone 14 e 14 Pro. Também está na segunda geração do Apple Watch SE, no Apple Watch Series 8 e no Apple Watch Ultra.
A Apple está ciente da situação e se manifestou sobre ela, mas o pronunciamento basicamente jogou panos quentes sobre o problema:
“Testamos o recurso de detecção de acidentes com mais de um milhão de horas de dados de acidentes de carro e análise de condução do mundo real. Vários testes foram feitos para garantir a precisão do recurso, com resultados variados”.
Por conta disso, a melhor forma de evitar problemas é simplesmente não levar o celular ou smartwatch para o brinquedo, como recomenda o parque Dollywood.
Com informações: Business Insider
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui