O iPhone possui diversos recursos que, por vezes, passam despercebidos por seus usuários. No geral, são atalhos, aplicativos e demais funcionalidades que podem ser ativadas, desativadas, compartilhadas e escondidas se usadas da maneira adequada.
Ao todo, o aplicativo de fotos do iPhone possui três grandes segredos que foram listados pelo Bit Magazine a seguir. Confira!
Procurar por qualquer foto salva no iPhone
Todo usuário de iPhone pode encontrar qualquer foto no rolo da câmera em questão de segundos se souber aplicar o passo a passo correto. Ele pode usar a função iPhone Search, que utiliza uma análise de imagens de computador no intuito de descobrir o que acontece com as fotos do usuário.
Desta forma, basta pesquisar termos específicos, como “lago”, “cachorro” e “queijo” – ou outro termo que sirva como uma palavra-chave que caracteriza a imagem desejada na busca. Na prática, é como se fosse feita uma pesquisa no Google Imagens, possibilitando que o proprietário do iPhone encontre fotos importantes no próprio rolo da câmera.
Usuários com uma vasta memória de armazenamento podem ter milhares de fotos, dificultando a pesquisa manual. Portanto, é só utilizar uma palavra-chave para filtrar e otimizar a busca. A Apple deu início à integração de aprendizado de máquina exclusivamente para o aplicativo de fotos com o propósito de reconhecer cenas e objetos.
Assim, os usuários do iPhone têm a possibilidade de pesquisar eventos específicos, como um show, por exemplo. Na oportunidade, a Apple explicou que as fotos para iOS podem usar a hora e o local de suas fotos junto com as listagens de eventos online para encontrar fotos correspondentes.
Vale destacar que também existe a possibilidade de pesquisar fotos usando a localização. Por exemplo, se você fez uma viagem a Londres, é só digitar o nome do lugar para rastrear fotos do local. Também é possível utilizar o recurso de pesquisas para identificar uma foto. Com o Look Up é possível descobrir a raça de um cachorro, por exemplo. Basta clicar no símbolo “i” na parte inferior da tela para ativá-lo.
Esconder fotos ocultas
O iPhone possui dois truques para esconder fotos, independente do motivo. O usuário pode ocultar tanto as fotos quanto a pasta oculta, obtendo o dobro de proteção.
Segundo a Apple, quando fotos e vídeos são ocultados, eles são movidos para o álbum Ocultos, impedindo que esses conteúdos fiquem visíveis na Biblioteca, em outros álbuns ou no widget fotos na tela inicial. Este recurso pode ser utilizado por aqueles que tiveram instalado o iOS 14, tendo a chance de desativar o álbum Oculto.
Assim, é possível exibir fotos e vídeos e ativar o álbum Oculto a qualquer instante. O procedimento pode ser feito manualmente com cada foto ou vídeos, ou coletivamente selecionando várias fotos.
Caso tenha o interesse em exibi-las novamente, basta seguir o mesmo passo a passo com os arquivos que compõem a pasta oculta, a única diferença é que será preciso selecionar o botão “reexibir”. O álbum Oculto está ativado por padrão e pode ser encontrado na guia Álbuns em Fotos, próximo à parte inferior.
Para desativá-lo é só acessar as configurações, tocar em fotos, rolar para baixo e desativar o álbum oculto. Vale destacar que as fotos permanecerão ocultas, apenas não ficarão visíveis no aplicativo Fotos do iPhone.
Tradução de idiomas estrangeiros
O iPhone pode ser extremamente útil em uma viagem internacional, pois ele conta com os recursos necessários para traduzir instantaneamente qualquer idioma estrangeiro.
Se a fala estiver presente em um cardápio em francês, por exemplo, basta tirar uma foto e abri-la no aplicativo Fotos. Mantendo o dedo pressionado, e arraste sobre o texto.
Assim, o texto será destacado da mesma forma como ocorreria com um documento. Em seguida, basta clicar em Traduzir no menu pop-up situado acima do texto. A tradução será feita para o idioma desejado.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui