Pai cria NFT de vídeo do assassinato de repórter para removê-lo da internet

Pai da repórter de televisão morta a tiros transformou em NFT o vídeo do assassinato da filha na esperança de removê-lo da internet.

 

publicidade
Alison Parker

Alison Parker (Imagem: Divulgação / WDBJ)

Andy Parker, pai da repórter Alison Parker, transformou em NFT o vídeo do assassinato da filha na esperança de removê-lo da internet. Ela foi morta a tiros junto de seu cinegrafista, por um ex-colega de trabalho durante uma transmissão ao vivo. O caso chocou o mundo em 2015.

Parker está tentando usar das propriedades únicas das NFTs para reivindicar e tirar completamente do ar o vídeo angustiante do assassinato de sua filha ao adquirir a propriedade de direitos sobre o vídeo, assim ele será capaz de processar todo e qualquer meio que reproduza o vídeo. “Este é um ato de desespero”, teria dito Andy.

O que é NFT?

As NFTs (token não-fungível) são um tipo especial de token criptográfico único associado com algum ativo digital, como imagens, vídeos e arquivos de áudio. O dono deste ativo passa a ter propriedade legal sobre o seu conteúdo, podendo vetar a veiculação do mesmo por qualquer meio.

publicidade

Parker utilizou da plataforma Rarible, um mercado de ativos criptográficos, para criar a NFT do vídeo sob a assessoria de Adam Massey, advogado do escritório de advocacia CA Goldberg. 

As ações de Andy parecem não ter agradado a emissora para a qual Alison trabalhava. O canal WDBJ já havia dado a licença para que o pai da jornalista pedisse a remoção do clipe de páginas da internet. Contudo, acredita que as imagens seguem sendo de propriedade legal do canal.

Embora tenhamos fornecido licenças de uso a terceiros, essas licenças de uso não permitem e nunca permitiram que eles transformassem nosso conteúdo em NFTs”, disse a emissora em nota.

Alisson Parker foi morta ao vivo

Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward foram mortos em Moneta, na Virgínia, durante uma entrevista ao vivo para a WDBJ – emissora na qual trabalhavam e Veste Lee Flanagan, autor do crime e ex-colega das vítimas, se suicidou após o homicídio duplo.

O criminoso foi localizado pela polícia em uma estrada dirigindo um carro alugado. Ao ver os policiais, ele perdeu o controle do veículo. Foi encontrado dentro do carro com ferimentos do tiro que disparou contra si mesmo. A motivação do crime nunca foi esclarecida.

A mulher que era entrevistada ficou ferida.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.